Deslizamento aconteceu em dezembro de 2019 - Adriano Machado/ Reprodução G1
Deslizamento aconteceu em dezembro de 2019Adriano Machado/ Reprodução G1
Por Paula Valviesse
A Prefeitura de Nova Friburgo publicou no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (25/09) o aviso de tomada de preço para a construção de um muro de contenção na Rua Jerônimo de Castro, no distrito de Amparo. A licitação está prevista para o dia 19 de outubro, às 10h30, com valor estimado em pouco mais de R$ 470 mil.

A rua em questão é onde fica o trecho conhecido como Curva da Morte, onde em dezembro de 2019, após fortes chuvas, metade da pista cedeu em um deslizamento, deixando isolados os moradores do Loteamento Tiradentes.

No final de julho, a Prefeitura comunicou o recebimento de um documento do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, sobre a liberação do recurso federal para a realização da obra no distrito.

Segundo o município, o muro que será construído na localidade prevê a contenção em cortina atirantada e muro de peso, tipo gabião, com 18 metros de extensão por seis metros de altura, totalizando 108 metros quadrados. De acordo com o edital, o contrato tem vigência de um ano.

Por conta do deslizamento, a linha de ônibus que atendia o Loteamento Tiradentes foi suspensa, deixando os moradores sem o serviço de transporte coletivo. No início do ano, a empresa responsável pelo transporte chegou a disponibilizar um micro-ônibus e iniciar um trabalho de baldeação para atender os moradores da localidade, mas o serviço foi interrompido, por conta do risco de novos deslizamentos na curva da morte.

Em agosto, a Associação de Moradores do Loteamento Tirantes entregou ao Executivo um ofício, pedindo o retorno da linha de ônibus que atendia a localidade. Com isso, o serviço foi restabelecido. Segundo a Nova Faol, o micro-ônibus voltou a operar dentro do loteamento, em caráter provisório, após a apresentação de um laudo da Prefeitura.

O atendimento do transporte coletivo na localidade é feito dentro do loteamento pelo micro-ônibus, com partida de hora em hora, das 8h às 20h. Para acessar a linha regular, os moradores precisam descer no ponto de ônibus antes do local do deslizamento e andar cerca de 300 metros.
Você pode gostar
Comentários