Prefeitura de Nova Friburgo - Paula Valviesse
Prefeitura de Nova FriburgoPaula Valviesse
Por Paula Valviesse
Nova Friburgo é uma das principais cidades da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. A cidade é a única do Brasil a ser fundada a partir de um decreto real. Em 2020, no dia 16 de maio, o município completou 202 anos, com uma população estimada em 191.158, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Perfil eleitoral

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nova Friburgo tem 151.502 eleitores aptos a votar. Destes, 47% são homens e 52,9%, mulheres.

Para as eleições municipais deste ano, foram recebidos pelo TSE 556 pedidos de registros de candidaturas para o cargo de vereador, que tem 21 cadeiras no município, e 16 para o cargo de prefeito. Do total, apenas 18 candidatos tentam a reeleição e a maioria são homens (66,8%).

Nas eleições anteriores, entre 2008 e 2016, o município teve no máximo seis candidatos à prefeitura, sendo observado um grande aumento de pleiteantes nas eleições de 2020.

Perfil dos candidatos

Alexandre Cruz (Cidadania/ 23)
Alexandre Cruz (Cidadania) - Divulgação
Alexandre Azvedo da Cruz, na urna Alexandre Cruz, é o candidato da coligação “Zelando e Protegendo Nova Friburgo”, que inclui Cidadania, Podemos, DEM e Solidariedade. Alexandre Cruz tem 49 anos, é casado e natural de Nova Friburgo. Iniciou a vida pública como diretor de bairros, em 1994. Foi eleito vereador em 2012, reeleito para o cargo em 2016, tendo assumido a presidência da Câmara neste último mandato. Para vice, a coligação traz o policial federal De Luca, do DEM.

André Montechiari (PRTB/ 28)
André Montechiari (PRTB) - divulgação
Com candidatura própria e sem coligações, o PRTB tem como candidato o empresário André Luiz Montechiari Lobosco, na urna André Montechiari, de 43 anos. Casado e natural de Nova Friburgo, André se candidata pela primeira vez a um cargo público. Como administrador, abriu sua primeira empresa aos 16 anos e, aos 26, passou a trabalhar com tecidos, setor que atua até então. Para vice, André tem o apoio do também empresário Marcelo Sanglard.

Cacau Rezende (PV/ 43)

Cacau Rezende (PV) - divulgação
Antonio Carlos Teixeira Rezende, na urna Cacau Rezende, de 70 anos, é o candidato do PV. Natural de Cantagalo, Cacau mudou-se para Nova Friburgo com sua família há mais de 60 anos. Engenheiro civil, arquiteto e artista plástico, foi candidato a vereador nas eleições de 2004, 2012 e 2016 e concorre à prefeitura este ano tendo como vice o professor e jornalista Dib Curi.

Cláudio Damião (PSOL/ 50)
Cláudio Damião (PSOL) - divulgação
Cláudio Damião é o candidato do Psol na coligação “Construção Coletiva”, junto com o PCB. Casado, natural de Nova Friburgo, ele tem 59 anos e é bancário aposentado. Foi eleito vereador de Nova Friburgo nas eleições de 2008 e 2012 e ficou como suplente de deputado estadual na eleição de 2014. Em 2016 concorreu ao cargo majoritário como vice-prefeito. Em 2020 foi escolhido para representar o PSOL, tendo como vice o comerciante Gustavo Caldeira.

Delegada Danielle Bessa (PSL/ 17)
Delegada Danielle Bessa (PSL) - divulgação
Danielle Christine Bessa Netto de Barros, na urna Delegada Danielle Bessa, de 49 anos, é a candidata na coligação “Nova Friburgo com Ordem e Progresso”, junto com o Patriota. Natural do Rio de Janeiro, mudou-se com a família para Nova Friburgo, onde foi delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e, antes de ser escolhida como candidata do PSL, atuava também como Defensora Pública. Pela coligação, os partidos definiram o advogado Adalto Lomba como vice.

Dr. Arthur (Avante/ 70)
Dr. Arthur (Avante) - divulgação
Com 30 anos, Arthur Mattar Gremion Soares, na urna Dr. Arthur, é o mais jovem entre os candidatos ao cargo de prefeito nas eleições deste ano. Casado, natural de Nova Friburgo, ele é médico e foi diretor do Hospital Municipal Raul Sertã entre novembro de 2018 e maio de 2019, mas se candidata pela primeira vez a um cargo político. Na candidatura majoritária o Avante não fez coligação com outros partidos, tendo escolhido o empresário José Motta como vice.

Dr. Luis Fernando (PROS/ 90)
Dr. Luis Fernando (PROS) - divulgação
Na coligação “Nova Friburgo para Todos”, Luis Fernando Azevedo Silva, na urna Dr. Luis Fernando, de 49 anos, é o candidato a prefeito. Médico e natural de Nova Friburgo, foi eleito vereador no município em 2012. Ele também foi diretor da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino em 2011 e Secretário Municipal de Saúde por nove meses, em 2014. Na coligação, que inclui os partidos PROS, PTB e DC, a vice é a técnica de contabilidade Cláudia Carvalho.

Hugo Moreno (PSTU/16)
Hugo Moreno (PSTU) - divulgação
O bancário, professor e historiador, Hugo José Moreno Pereira, na urna Hugo Moreno, de 32 anos, é o candidato do PSTU. Casado e natural de Nova Friburgo, Hugo Moreno foi candidato a vereador, em 2012, e a prefeito, em 2016, pelo mesmo partido. Sem coligação, o partido indicou como vice Acácio Hermann.

Johnny Maycon (Republicanos/ 10)
Johnny Maycon (Republicanos) - divulgação
Sem coligação, o Republicanos tem como candidato a prefeito Johnny Maycon Cordeiro Ribeiro, na urna Johnny Maycon, de 35 anos. Casado e natural de Nova Friburgo, Johnny Maycon é formado em Engenharia Mecânica e é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular. Foi eleito vereador em 2016 e agora concorre ao cargo de prefeito tendo como vice o empresário Serginho da Doce Mania.

Juvenal Condack (PSD/ 55)
Juvenal Condack (PSD) - divulgação
Juvenal Nestor Condack, na urna Juvenal Condack, de 76 anos, é o candidato do PSD ao cargo majoritário, não havendo coligação. Natural de Nova Friburgo, ele é casado, formado em Ciências Contábeis e Administração, com pós-graduação em Turismo, atua como empresário e produtor rural, se candidatando pela primeira vez a um cargo político. Para vice o partido escolheu o médico Felipe Mafort.

Lucidarlen Novaes (PMB/ 35)

Lucidarlen Novaes (PMB) - divulgação
Sem coligação, o PMB lançou a candidatura de Lucidarlen Novaes da Silva Ferreira, na urna Lucidarlen Novaes, de 43 anos, ao cargo majoritário. Casada, natural de Nova Friburgo e formada em Biologia, com especialização em Vigilância Sanitária e Saúde, ela concorre pela primeira vez a um cargo político, tendo como vice o comerciante Carlos Maduro.

Mariozam da Rádio (PTC/ 36)

Mariozam da Rádio (PTC) - divulgação
O locutor e comentarista de rádio, Mariozam Oliveira da Silva, na urna Mariozam da Rádio, de 55 anos, é o candidato do PTC. Casado, ele é natural de Nova Friburgo e concorreu ao cargo de vereador nas eleições de 2004, 2008 e 2012, tendo sido eleito suplente nas duas últimas. Sem coligação, como vice o partido escolheu a técnica em contabilidade Glayce Cardinot.

Renato Bravo (PP/ 11)

Renato Bravo (PP) - divulgação
Tentando a reeleição, Renato Pinheiro Bravo, na urna Renato Bravo, de 62 anos, é candidato na coligação “Nova Friburgo no Caminho para o Desenvolvimento”, que inclui o PP e o MDB. Casado, natural de Nova Friburgo e formado em Engenharia Civil, com especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental. A primeira eleição que participou foi em 2016, na qual foi eleito prefeito. Agora ele concorre ao cargo majoritário com o apoio do administrador Marcos Marins como vice.

Sérgio Louback (PSC/20)
Sérgio Louback (PSC) - divulgação
Advogado, casado e natural de Nova Friburgo, Paulo Sérgio Louback, na urna Sérgio Louback, de 57 anos, é candidato na coligação “A Força da Família Friburguense”, que inclui os partidos PSC, PL e PSDB. Sérgio Louback foi candidato a vereador em 2012 e em 2016, além de ser eleito suplente no cargo de deputado estadual nas eleições de 2018, cargo que exerceu entre março de 2019 e maio de 2020. Como vice, tem o apoio da empresária Marcia Carestiato.

Silvia Faltz (PT/ 13)
Silvia Faltz (PT) - divulgação
Silvia Andreia Klein Faltz, na urna Silvia Faltz, de 43 anos, é candidata pelo PT. A comerciante concorre pela primeira vez a um cargo público, mas tem como experiência política a gestão da Associação de Moradores e Amigos de Lumiar (AMA Lumiar), da qual era presidente antes de apresentar a candidatura. Sem coligação, o partido escolheu o também comerciante Rogério Rocha como vice.

Wanderson Nogueira (PDT/ 12)
Wanderson Nogueira (PDT) - divulgação
A coligação “Coragem para uma Nova Friburgo”, que inclui os partidos PDT e PSB, tem como candidato Wanderson Luiz Cunha Nogueira, na urna Wanderson Nogueira, de 39 anos. Professor e jornalista, Wanderson foi eleito vereador de Nova Friburgo em 2012, eleito deputado estadual, em 2014, e suplente de deputado estadual, em 2018. Pela coligação foi escolhido Gabriel Mafort como vice.

Você pode gostar
Comentários