
No município a energia foi restabelecida por volta das 21h30. Na cidade, foram três quedas de energia consecutivas, primeiro por volta das 17h30; depois às 18h, tendo sido esse o apagão mais longo, com duração de 2h50; e, por último, às 21h.
Em nota, a Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia no município, informou que as interrupções de energia que afetaram Nova Friburgo foram ocasionadas por problema externo ao sistema da empresa, tendo origem em instabilidade na supridora de energia responsável pelo abastecimento à distribuidora. A companhia afirmou que realizou manobras internas para normalizar a situação e que as causas estão sendo apuradas pela distribuidora junto à supridora.
Segundo a assessoria da concessionária Enel, que atende as cidades de Niterói, São Gonçalo, além do Norte Fluminense e da Região dos Lagos, não há ainda como identificar as regiões mais atingidas pela falta de luz, mas a empresa confirmou que a interrupção no fornecimento começou às 17h20.
Na área da Light, a queda de energia atingiu algumas subestações do município do Rio, além de Nova Iguaçu, Itaguaí e Seropédica, na Baixada Fluminense. A interrupção no fornecimento não chegou a atingir a zona sul da capital fluminense e o centro financeiro do Rio.