Prefeitura de Nova Friburgo dá início à intervenção na Clínica Santa LúciaDivulgação

A Secretaria Municipal de Saúde já vinha se preparando há um ano para o ingresso na Clínica Santa Lúcia. Em junho do ano passado, junto com o Centro Universitário da Serra dos Órgãos, a UNIFESO, a gestão realizou uma avaliação psicossocial dos pacientes para que os profissionais tivessem ciência sobre cada interno e seu histórico. Em novembro, aconteceu a primeira alta da Clínica, após a entrada da Prefeitura, dando início à desinstitucionalização na prática.
A última quinzena de março foi destinada para o diálogo com os parentes e funcionários. A secretária de Saúde, Nicole Cipriano, se reuniu com eles nos dias 20 e 25 de março para uma conversa franca e aberta, na qual eles também foram ouvidos.
A transição da equipe, para que os novos administradores tivessem a devida ciência da rotina da unidade, teve início na segunda-feira passada, dia 28 de março. Já na quinta-feira, 31, durante a sessão da Câmara Municipal de Vereadores, foi aprovada a criação de quatro cargos importantes para o ingresso da Prefeitura na gestão da clínica, com o apoio e aprovação de 21 vereadores.