A aposentada Nair de Oliveira, de 67 anos, foi uma das primeiras a chegar. “Muito importante cuidar da saúde com prevenção. Fiz os exames e deu tudo negativo. Agora é continuar me cuidando”, garante.
Em Nova Iguaçu, o tratamento de hanseníase é realizado no Centro de Saúde Vasco Barcelos, na Clínica da Família Patrícia Marinho, no Jardim Paraíso e na Policlínica Dirceu de Aquino Ramos, em Austin. Já os testes rápidos de sífilis, hepatite, glicose e HIV, em toda rede.
“Essa é uma importante parceria, possibilitando ampliar as ações de prevenção e orientação sobre essa doença em Nova Iguaçu. Além dos atendimentos na Carreta da Saúde, o projeto também está fazendo a capacitação dos profissionais de saúde”, disse o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Manoel Barreto.
O veículo ficará estacionado na Via Light, altura da rua Arcelino Pereira Neves, no Centro da cidade, próximo ao antigo polo gastronômico, até esta quinta-feira (08). O atendimento acontece das 9h às 17h.
A hanseníase é uma doença crônica que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, com manchas ou caroços que são dormentes, não coçam e não doem. É transmitida pelo contato contínuo. O tratamento é gratuito e dura de seis meses a um ano.