Os taxistas têm prazo até 30 de setembro para requerer a vistoria anual de seus veículos - Alziro Xavier / Divulgação PMNI
Os taxistas têm prazo até 30 de setembro para requerer a vistoria anual de seus veículosAlziro Xavier / Divulgação PMNI
Por O Dia
A Prefeitura de Nova Iguaçu começa a vistoria anual dos 340 táxis que circulam na cidade a partir do dia 7 de outubro. Para não perderem a permissão e serem impedidos de circular com os veículos, os taxistas devem entrar com requerimento na Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTNU) até o dia 30 de setembro. A portaria com o calendário e as normas para o procedimento foi publicada no Diário Oficial da Prefeitura desta sexta-feira, dia 30.


Os motoristas de táxi podem pegar o formulário gratuito para o requerimento no Setor de Atendimento e Protocolo (SAP) da SEMTMU. Entre as cópias de documentos exigidos estão o cartão de autônomo, CNH atualizada com atividade remunerada e nada consta, certidão de quitação de tributos municipais e comprovante de residência em Nova Iguaçu, tanto do permissionário como do motorista auxiliar.

Também é exigido o CRLV em nome do permissionário comprovando que o veículo é licenciado na cidade. As cópias devem estar autenticadas. Caso contrário, devem ser apresentados os originais. A relação completa da documentação pode ser verificada no Diário Oficial http://diario.novaiguacu.rj.gov.br/visualizar?diarioOficial=191).

“A importância da vistoria é manter a frota em boas condições de segurança e legalizadas, com bons pneus, lataria e interior higienizado para melhor conforto dos usuários atendidos por este tipo de serviço”, explica o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Leonardo Bastos Callijão. Segundo ele, o município tem aproximadamente 340 táxis.

O motorista de táxi que não fizer a vistoria no prazo previsto, estará imediatamente impedido de operar o serviço e estará sujeito às penalidades. Quem requerer a vistoria e, por algum motivo, não puder realizar o serviço, deverá comunicar, por escrito, a situação à Secretaria com antecedência.

O taxista que não requerer a vistoria do seu veículo poderá perder a permissão. No ato da vistoria é obrigatória a presença do permissionário e para entrada do requerimento de Vistoria na SEMTMU, só será aceita mediante a apresentação de todos os documentos solicitados. O veículo que for reprovado na vistoria, terá um prazo de 30 (trinta) dias corridos para cumprir as exigências.

Confira a data de apresentação dos veículos obedecendo a tabela:
7, 8 e 9 de outubro (número de permissões de 001 à 100)
10, 11 e 14 de outubro (número de permissões de 101 à 200)
15, 16 e 17 de outubro (número de permissões de 201 à 300)
18 e 21 de outubro (número de permissões de 301 à 350)

Local: SEMTMU - Rua Reverendo João Musch, Nº 34, Bairro Califórnia, Nova Iguaçu
Horário: das 09h às 12:30h e das 13:30h às 17:00h, nos dias úteis