Câncer no aparelho digestivo é tema de palestra

A Unimed Nova Iguaçu e a Associação Médica de Nova Iguaçu promovem nesta quarta-feira uma explanação gratuita e aberta ao público sobre o tema

Por O Dia

A palestra será no auditório da Associação Médica de Nova Iguaçu
A palestra será no auditório da Associação Médica de Nova Iguaçu -
Os cânceres do aparelho digestivo representam uma grande fração dos tumores humanos. São praticamente incuráveis quando se apresentam disseminados pelo organismo (metástases volumosas). Dada à importância do tema, a Unimed Nova Iguaçu, em parceria com a Associação Médica de Nova Iguaçu, irá realizar palestra gratuita sobre o "Câncer no Aparelho Digestivo – Fatores de Risco e o Diagnóstico Precoce", nesta quarta-feira (18), às 9h, no auditório da AMNI. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (21) 3759-8294 e 3759-8225.

No Brasil, os cânceres de intestino, estômago e de boca são juntos o terceiro tipo mais incidente em homens, enquanto o de intestino é o segundo mais frequente entre as mulheres. Apenas o câncer do cólon e do reto tem 36 mil novos casos por ano no país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Apesar de preveníveis, o diagnóstico tardio prejudica o tratamento desses tumores do trato digestivo, alertam médicos especialistas da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).

"É fundamental melhorarmos a qualidade dos exames, como a endoscopia e a colonoscopia, essenciais no diagnóstico desses tumores. Promover a educação preventiva, a realização de exames de monitoramento e facilitar o acesso da população aos procedimentos aumentam as chances de detecção precoce de lesões malignas. Dessa forma, o tratamento é mais eficaz e a possibilidade de cura é muito maior", destaca o palestrante Dr. Vilson Lemos Junior, gastroenterologista e endoscopista, mestre pela UFRJ.

Comentários