Operários concretando mais um vão de 20 metros de extensão  - Divulgação
Operários concretando mais um vão de 20 metros de extensão Divulgação
Por O Dia
Nova Iguaçu - Desejo antigo dos moradores, a obra do Viaduto de Comendador Soares, em Nova Iguaçu, teve mais um grande avanço nesta sexta-feira (11). Foi iniciada a concretagem do local, que vai dar mais mobilidade urbana na região.
O viaduto vai desafogar o acesso de veículos na Avenida Tancredo Neves (antiga Guadalajara) e nas ruas Coronel Bernardino de Melo e Ministro Lafaiete, três vias importantes e movimentadas que ligam o bairro ao Centro e que são cortadas pela linha férrea da Supervia.
Publicidade

“Estamos concretando mais um vão de 20 metros de extensão e está sendo aplicados 56 metros cúbicos de concreto, ou seja, aproximadamente 140 toneladas. A concretagem durou só um dia. O próximo passo da obra será a concretagem da laje do outro lado do viaduto e preparar os acessos em terra armada", explicou Kilson Medeiros dos Santos, engenheiro civil e supervisor de engenharia responsável pela obra do viaduto.
Ele  contabilizou 16 vigas já colocadas, oito de cada lado do viaduto, e afirmou as obras já estão 62% concluídas. A obra, orçada em R$ 28 milhões, é uma parceria da Prefeitura de Nova Iguaçu com o Governo estadual.
Publicidade
O viaduto será usado apenas para a passagem de veículos. As obras começaram em julho de 2014, mas ficaram paralisadas por três anos e em outubro do ano passado foram reiniciadas.

Apesar das dificuldades orçamentárias da cidade, quando a prefeitura pegou o município com uma dívida de R$ 500 milhões e ainda está reformando ou construindo os viadutos da cidade. Após uma parceria com o Governo do Estado, já foi entregue o Viaduto dos Imigrantes e o de Comendador Soares está sendo construído. Com recursos próprios, a Prefeitura de Nova Iguaçu reformou o Viaduto Padre João Musch, no Centro.
Publicidade

“Vai melhorar o acesso para o outro lado bairro, e diminuir o tempo de viagem para a Estrada de Madureira. Vamos economizar tempo e dinheiro. Precisamos pegar a Dutra ou ir até o Viaduto do Extra (Dom Adriano Hipólito) para ir ao outro lado. Esse viaduto está vindo em boa hora e vai beneficiar a vida de muita gente”, garantiu o carreteiro e morador do bairro, Francisco Carlos, de 57 anos.