As crianças internadas terão oportunidade também de produzir suas próprias histórias - Alziro Xavier / Divulgação PMNI
As crianças internadas terão oportunidade também de produzir suas próprias históriasAlziro Xavier / Divulgação PMNI
Por O Dia
Nova Iguaçu - Entre os dias 29 e 31 de outubro a ala pediátrica do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) vai se transformar em um grande espaço de cultura e literatura. A primeira edição da Feira Literária da Pediatria do Hospital da Posse, a Fliposse, chega com tudo à maior emergência da Baixada Fluminense com a proposta de despertar o interesse das crianças internadas pela leitura, arte e a valorização da identidade.

O objetivo da feira também é animar pais e pequenos pacientes, além de auxiliar na recuperação. O evento é gratuito, aberto a convidados, funcionários e acompanhantes, e será realizado das 14h às 17h no espaço de recreação da Classe Hospitalar.

Com o tema ‘Modos positivos de convivência na afirmação da identidade’, a Fliposse será um motivador para os pequenos que terão a oportunidade de produzir e apresentar conteúdos próprios. Entre as principais atrações estão o projeto ‘criança autora’, onde um paciente ou ex-paciente do HGNI cria uma história e tem uma tarde de autógrafos ao lado de nomes da literatura infantil convidados para prestigiar a feira.

Também acontecem as oficinas de caras e cores, para ensinar auto-retrato, rodas de leitura, oficinas de abayomi (bonecas negras de tecido), fanzines e contação de histórias. Estudantes de colégios da região também vão participar das atividades.

O diretor-geral do HGNI, Joé Sestello, garante que eventos como a Fliposse auxiliam no acolhimento e desenvolvimento da criança durante o período de internação. “Quando a criança interna acaba saindo da sua rotina e isso atrapalha no desenvolvimento”, destaca o diretor.

Segundo ele, atividades como as que serão oferecidas vão proporcionar que esse paciente busque a leitura, o alfabeto e adquira formação cultural, além de estimular os pais mostrando a importância da continuidade da alfabetização. “Esse acolhimento auxilia e acelera o processo de recuperação”, salientou Sestello.

Para o coordenador e criador da Fliposse, Paulo Ogg, a feira literária valoriza crianças em tratamento e investe em seu processo de formação cultural. “A Fliposse foi criada com a proposta de trazer cultura, conhecimentos e explorar o potencial dessa criança no momento da enfermidade. Valorizar cada trabalho, cada ação dela dentro de um grande hospital, onde recebe o tratamento”, conta ele.

Paulo Ogg tem uma expectativa. “Espero que a feira motive as crianças, para no futuro se tornarem grandes autores. Será uma grande emoção saber que tudo começou na Fliposse”, completa o pedagogo, que também coordena projetos voluntários dentro da Capelania Hospitalar do HGNI.

A Fliposse conta com o apoio da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio das Secretarias de Saúde, Educação e da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG).

Programação

Terça-feira – 29/10

14h: Abertura
14h10: Contação de histórias: O Branco de Neves e os Sete ‘ah, não’ – Paulo Ogg
14h30: Palestra: Modos Positivos de Convivência na Escolhas e na Contação de Histórias – Profª Joana Rafael e Profª Erica.
15h10: Roda de leitura
15h40: Oficina de Fanzine
16h10: Tarde de autógrafos – Autor convidado (Paulo Ogg) e criança autora
16h30: Cantigas de roda
16h50: Encerramento

Quarta-feira – 30/10

14h: Abertura
14h10: Apresentação da coleção ‘Você, Cida e Adão’ - Silvino Neto
14h20: Oficina de auto-retrato ‘Caras e Cores’ – Profª Dalila Ogg / Palestra com ‘Pais Mentores’ – Silvino Neto
15h: Roda de Leitura
16h: Tarde de autógrafos – Autor convidado (Silvino Neto) e criança autora
16h30: Cantigas de roda
16h50: Encerramento

Quinta-feira – 31/10

14h: Abertura
14h10: Contação de histórias ‘Nana e Nilo: Aprendendo a dividir’, ‘Nana e Nilo: que jogo é esse?’ e ‘Nana e Nilo na cidade verde’
15h: Conversa com o autor – Tema: A importância de compartilhar
15h40: Dinâmica de jogos cooperativos
16h: Exibição de clipes musicais
16h20: Cantigas de roda
16h30: Tarde de autógrafos – Autor convidado (Renato Noguera) e criança autora
16h50: Encerramento