O Programa levou serviços sociais e de saúde para os moradores atingidos pelo temporal - Divulgação
O Programa levou serviços sociais e de saúde para os moradores atingidos pelo temporalDivulgação
Por O Dia
Nova Iguaçu - O Programa Prefeitura Presente, que oferece gratuitamente serviços de assistência social, saúde e educação, esteve na terça-feira dia 29, na Rua da Recordação, na Praça do Batuta, para ajudar as famílias atingidas pela chuva de granizo que caiu no último sábado, em Nova Iguaçu. Durante o evento, três ônibus da Prefeitura, com médicos clínicos e pediátricos, além de psicólogos ficaram a disposição da população, que aferiram pressão, mediram sua glicose, entre outros.

“Com todo esse momento de tensão devido a perca das telhas e móveis de dentro de casa, minha pressão subiu. Durante a consulta com o médico no ônibus, fui surpreendida com a pressão 21x12 e a glicose 149. Não podemos deixar a saúde de lado”, afirmou a aposentada Eliza Monteiro Pereira, de 52 anos.
Publicidade

Também vítima da chuva de granizo, a doméstica Rosana Ferreira de Oliveira, 44, passou pelos testes rápidos da saúde e agradeceu ao apoio dado pela Prefeitura de Nova Iguaçu.“A população de Austin necessitava destes serviços, pois muita gente perdeu quase tudo, como documentos. Consegui me cadastrar no Bolsa Família e na Agência Nova Iguaçu de Oportunidades para tentar trabalhar com carteira assinada. Fiz todos os testes rápidos e tive tempo para me consultar com um médico clínico. Minha pressão estava 17x11. Liguei o sinal de alerta”, contou.

Ainda foram oferecidos diversos serviços, como o cadastro no programa ‘Busca Ativa Escolar’, que visa verificar a demanda vagas para crianças que estão fora da escola; orientações para liberação de alvará para empresas; solicitação de segunda via de impostos e parcelamento de dívida ativa (IPTU, taxas, ISS)
Publicidade
Os moradores do bairro também puderam solicitar  isenção de pagamento de IPTU para idosos e orientação e consulta de processos da Secretaria Municipal de Economia e Finanças (SEMEF). “Estamos sensibilizados com os moradores por tudo que aconteceu aqui”, frisou o vice-prefeito Carlos Ferreira.

Os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde foram: agendamento de mamografia, realização de testes rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV, pesagem para o Bolsa Família, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar e caderneta do idoso.
Publicidade

Já a Secretaria de Assistência Social ofereceu o cadastramento e recadastramento do ‘Bolsa Família’ e benefício de Prestação Continuada; agendamento de 1ª e 2ª via de carteira de trabalho e de 2ª via de RG, da carteira do idoso; reconhecimento de paternidade; Vale Social; ID Jovem e cadastramento na Agência Nova Iguaçu de Oportunidades.

A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) levou diversão com atividades do ‘Matemática na Praça’, contação de histórias, pinturas e recreação para as crianças. A Suvam deu orientações sobre o controle de roedores (PCR), caramujo (Malacologia), cuidados com água (Vigiágua), prevenção de desastres ambientais (Vigidesastres) e sobre a dengue.