Aluno da Faetec Nova Iguaçu participa da Olimpíada Brasileira de Robótica

Realizado desde 2007, o evento é considerado o maior de robótica da América Latina

Por O Dia

O aluno Yan Santos Zanon da Rocha estuda o terceiro ano do curso Técnico de Edificações
O aluno Yan Santos Zanon da Rocha estuda o terceiro ano do curso Técnico de Edificações -
Nova Iguaçu - O aluno Yan Santos Zanon da Rocha, matriculado no terceiro ano do curso Técnico de Edificações da Faetec João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu, é mais um talento desenvolvido na Rede. O estudante de 18 anos participou das modalidades Prática e Teórica da Olimpíada Brasileiro de Robótica (OBR), ficando na segunda fase com uma pontuação entre os 10% melhores do estado, o que lhe rendeu um Certificado de Mérito Estadual e uma medalha de bronze.

O professor Antônio Carlos Gomes da Silva, coordenador técnico da unidade e o responsável pela a inscrição e aplicação da prova da primeira fase, avalia o desempenho do aluno. “Ele foi muito bem, pois a prova da primeira fase teve um bom nível, abrangendo conceitos de todas as áreas de conhecimento. Na segunda fase ele ficou com uma nota de destaque no estado. Esse resultado mostra a qualidade do ensino da Faetec, uma vez que o nosso aluno competiu com estudantes de escolas com excelentes índices nas avaliações externas”, destacou.

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza da temática da robótica e tem o objetivo de estimular os jovens para as carreiras científicas e tecnológicas, além de identificar novos talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino e de aprendizagem. Participam do evento alunos de escolas pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico de todo Brasil. Dividida nas modalidades Prática e Teórica, as atividades acontecem por meio de competições práticas com robôs e provas teóricas em todo o Brasil.

Prestes a concluir o Ensino Médio na Faetec, Yan afirma estar muito feliz com a sua atuação na OBR. “Achei a primeira fase bem tranquila. Mas a segunda continha questões mais elaboradas e técnicas sobre robótica. E como faço o curso técnico em Edificações, achei que pudesse ter alguma dificuldade. No entanto, me saí bem e minha família está muito orgulhosa do resultado que conquistei. Com certeza, essa medalha ficará em um lugar de destaque na minha casa”, comentou o jovem que pretende cursar o Ensino Superior em Engenharia Elétrica.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, exaltou a conquista do aluno. “É muito satisfatório ver que a FAETEC tem preparado nossos alunos da melhor forma com um ensino de excelência. Destaco também o talento e dedicação do Yan que, com certeza, é esforçado e merecedor dessa conquista. Estaremos na torcida para que o desempenho dele na olimpíada seja o mais satisfatório possível. Enquanto isso, seguimos trabalhando com a missão de transformar vidas por meio do ensino”, completou Rodrigues.

Galeria de Fotos

O aluno Yan Santos Zanon da Rocha estuda o terceiro ano do curso Técnico de Edificações Divulgação
Coordenador técnico da Faetec Nova Iguaçu, o professor Antônio Carlos Gomes ficou orgulhoso com o desempenho de seu aluno Divulgação

Comentários