Alertas sobre o tempo serão divulgados na TV por assinatura - Centro de Operações/Divulgação
Alertas sobre o tempo serão divulgados na TV por assinaturaCentro de Operações/Divulgação
Por O Dia
Nova Iguaçu- Acompanhar a previsão do tempo para a cidade de Nova Iguaçu está mais fácil para a população. Nesta quinta-feira, dia 7, a Secretaria Municipal de Defesa Civil enviou, pela primeira vez, mensagem de alerta aos usuários dos serviços de TV por assinatura. A partir de agora os assinantes da Claro (NET), Vivo, Oi, Sky e Nossa TV podem se informar sobre a previsão por meio de pop-ups (janelas temporárias) que são exibidas na tela da TV por 10 segundos.

O serviço de envio de mensagens pela TV é gratuito. Para receber os alertas, o cliente não precisa realizar cadastro prévio. O projeto é coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em conjunto com as prestadoras de TV por assinatura e os órgãos vinculados à Defesa Civil, representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

“Estamos nos aproximando do verão, estação do ano na qual ocorre muitas tempestades. Este novo serviço de envio de mensagem será fundamental para que a população fique sempre bem informada e possa se proteger em locais seguros durante os temporais”, disse o prefeito Rogerio Lisboa.

O secretário municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Jorge Ribeiro Lopes, explica que o serviço de alerta por TV será utilizado apenas quando houver previsão de fenômenos que possam causar transtornos à cidade.

“Vamos emitir mensagens para transmitir informações preventivas em casos como vendavais, chuvas intensas e qualquer fato que a Defesa Civil entenda que a população precise saber com antecedência”, esclarece.

Além do serviço de envio de alertas por TV, a Defesa Civil de Nova Iguaçu também emite gratuitamente mensagens por celular. Para cadastrar o aparelho, o usuário deve enviar SMS para 40199 informando o CEP. Mais de 50 mil aparelhos já estão cadastrados em toda a cidade.