Letícia Sabatella ficou emocionada ao receber o troféu EncontrArte - Danilo Sérgio /Divulgação EncontrArte
Letícia Sabatella ficou emocionada ao receber o troféu EncontrArteDanilo Sérgio /Divulgação EncontrArte
Por O Dia
Nova Iguaçu - A atriz e cantora Letícia Sabatella agradeceu, emocionada, o carinho dos produtores do Festival EncontrArte e também do público, que lotou o teatro do Sesc Nova Iguaçu para assistir ao espetáculo ‘Caravana Tonteria’, que abriu a maratona de 13 espetáculos gratuitos em comemoração aos 18 anos do evento, na noite de quinta-feira, dia 7.

“ Para mim é muito emocionante e um grande honra merecer estar aqui, porque é onde eu gostaria de estar”, afirmou após ser homenageada com o troféu EncontrArte por seus 40 anos de experimentação artística. Nascida em Minas, ela mudou com a família para Curitiba e se interessou por arte aos oito anos, quando começou a estudar teatro, balé e canto lírico.
Publicidade

Antes da apresentação de Letícia, o músico iguaçuano Rafael Mike, que gravou a música tema do festival, entrou no teatro interpretando a canção e animou a plateia. Ele parabenizou os produtores Claudina Oliveira, Fábio Mateus e Tiago Costa pela realização de mais essa edição do festival, mesmo com todas as dificuldades para conseguir patrocínio. Mike listou os números do festival: “ São 257 espetáculos, 32 oficinas e 200 mil espectadores em 17 anos”, enumerou.

“Eu me sinto muito feliz de saber que tem esse lugar, de algum modo eu sou merecedora de poder estar perto de pessoas assim tão valorosas, que resistem diante da ignorância desses tempos. Esses tempos que não reconhecem o quanto é vital, o quanto é medicinal, o quanto é socializante e civilizatória a arte”, assegurou Letícia, parabenizando os produtores pelos 18 anos de realização do Festival.
Publicidade

O ator, diretor e produtor iguaçuano, Alexandre Gomes, criador do Grupo Fama, também foi reverenciado. Com mais de vinte anos de carreira, ele atua como gestor de professor de teatro. Ele é militante sociocultural no município, fomentando as artes e defendendo a pauta de valorização dos bens culturais e artísticos da região. Alexandre agradeceu, comovido, a homenagem feita pelos produtores.

Este ano, os produtores Claudina Oliveira, Fábio Mateus e Tiago Costa contam com o SESC como seu principal parceiro e também realizador do festival. A crise nacional atingiu em cheio a cultura e, em especial as atividades culturais na periferia. Durante a abertura, os organizadores pediram a todos que, ao publicar fotos e vídeos nas redes sociais sobre o evento, usem a hasgtag fica festival EncontrArte, para chamar a atenção de autoridades e empresários.

O superintendente de Artes Cênicas do SESC, André Gracindo, e a gerente do SESC Nova Iguaçu, Cristina Brito, receberam o troféu em nome da entidade. Em seguida, o homenageado foi o empresário Antônio Alpino, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu (Sincovani), apresentado pelos organizadores do evento como grande articulador da negociação do EncontrArte com o SESC.
Publicidade

Representando a Prefeitura de Nova Iguaçu, o secretário de Cultura, Marcus Monteiro, lembrou que acompanha o festival desde seu início, há 18 anos, e disse estar feliz e honrado com a homenagem. Na plateia, acompanharam a cerimônia o vice-prefeito, Carlos Ferreira, o secretário da Semadetur, Fernando Cid, e o subsecretário de Governo, Jorge Luiz e os subsecretários de Cultura Rogério Costa e Augusto Vargas. O coordenador regional do Sebrae na Baixada, Willians Dias, também estava presente.

Francisco Inácio, de um ano, chegou ao festival com a camiseta do evento que a mãe, Liliane Amorim, mandou fazer para ele. Desde o primeiro ano do Festival EncontrArte, Liliane participa. Já trabalhou na produção também. Francisco Inácio e Ana Lua Ross, que veio de Conrado, em Miguel Pereira, com a mãe Tayana Ross, e tem quatro anos, eram os espectadores mais jovens dentro do teatro.
Publicidade
Debate sobre leis de incentivo
Como parte da programação em comemoração aos 18 anos do Festival EncontrArte, nesta segunda-feira, dia 11, às 17h, haverá um debate sobre o tema ‘ Direitos e caminhos legais para a cultura na periferia’, no teatro Sylvio Monteiro, a partir das 17h.
Publicidade

Os produtores do festival convidaram a consultora do Sebrae Vanessa Cancella para falar sobre formas legais de formalizar como microempreendedor individual (MEI) trabalhadores da área cultural.

Já Patrícia Moreno, especialista em leis de incentivos, vai abordar a lei estadual de fomento à cultura, principalmente no que diz respeito aos direitos fora da capital, em regiões periféricas. Ao final, os organizadores pretendem produzir uma carta de intenções.

Toda a programação, detalhes e informações podem ser obtidas no site: http://encontrarte.com.br

Serviço

18ª edição do Festival de Teatro EncontrArte

Data: 7 a 17 de novembro de 2019
SESC Nova Iguaçu - Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá. Tel.: 2797 – 3001
SESC São João de Meriti- Av. automóvel clube 66, centro, São João de Meriti. Tel.: 4020-2101
Casa de Cultura de Nova Iguaçu - Teatro Sylvio Monteiro - Rua Getúlio Vargas, 51, Centro, Nova Iguaçu. Tel.: 2667 – 2157

Entrada franca