Dedé da Portela receberá uma homenagem póstuma - Divulgação
Dedé da Portela receberá uma homenagem póstumaDivulgação
Por O Dia
Tradicionalmente comemorado no dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, esse ritmo tão brasileiro será celebrado com o ‘1º Encontro de Rodas de Samba de Nova Iguaçu’ no sábado, dia 7 de dezembro, a partir das 15h. O endereço é Praça Vitória, Avenida da Luz, sem número, no bairro da Luz. Entrada franca.

Uma promoção da Prefeitura de Nova Iguaçu, o evento vai fazer homenagens póstumas a pessoas que faleceram recentemente e deram uma grande contribuição ao samba na cidade: Dedé da Portela, Sérgio Cara Preta, Crispim Lourenço, Jairo Bráulio, Durval Mello, do Clube da Seresta, e Seu Natinho, do Império da Uva.
Publicidade
O primeiro homenageado será Dedé da Portela, que foi intérprete e compositor de sambas antológicos como "Ainda Resta Um Pouco de Esperança" e "Contos de Areia (Okê, okê Oxossi, faz nossa gente sambar), quando a Portela foi campeã do grupo especial em 1984 junto com a Mangueira, na inauguração do Sambódromo.
Nessa roda vão estar os grupos Tom Carioca, Samba da Siriguela, Batuque de Quintal, Quilombo da Marambaia, Nosso Grupo, Pagode dos Amigos e QG dos Compositores e Amigos do Bezerra da Silva (Pinga, Roxinho, Menilson, Valmir da Purificação, Gil de Carvalho e Raimundo de Barros Filho).
Publicidade

E haverá a participação mais do que especiais de Bico Doce da Mangueira, Priscila Gouvea, Rogerio do Cavaco, Laisa Vianna, Renan Oliveira, Cidinha França, Renan Paixão, Monica Trept, Julio Bastos, Dulciney de Paula, Markinho Efikaz e Paulo Luiz.
Priscila Gouvêa, por exemplo, começou  a carreira em 2008 no programa ídolos, na TV Record, e lançou seu EP em 2018, intitulado 'Se você me chamar pra sambar'. Fez shows em diversas casas de espetáculos, entre elas o Cacique de Ramos, o Rio Scenarium, o Dalva e Dito, de São Paulo, no Samba do Trabalhador, e no Teatro rival, no último dia 8 de Outubro, com participação especial de Toni Garrido e Geraldo Azevedo.
Publicidade

Os integrantes do Nosso Grupo, criado há cinco anos, também fizeram questão de dar uma palinha. Eles já tocaram com grandes nomes do samba como Renato da Rocinha, Xande de Pilares, Teresa Cristina, entre outros. É formado por André Lyra (voz e surdo), Natal Lima (Voz e Reco), Vitor Hugo (Voz e Repique), Marcelo Souza (Tantan), André do Cavaco e Marcinho China (Violão).
A Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu e a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) organizam e produzem o evento.