
“Tivemos uma amiga como cupido. Ela disse que tinha um rapaz que daria certo comigo. Levamos dois meses para nos encontrar pessoalmente. A paquera era por telefone, mas eu não dava muita confiança. Um dia estava trabalhando, ele ligou e disse: estou indo te ver. A partir daí nunca mais nos separamos”, conta Maria Olívia da Conceição.
As cerimônias foram realizadas em parceira com a casa de festa Ballroom, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro no município de Nova Iguaçu e a Defensoria Pública. Os casais ganharam uma festa completa no estilo romântico, com direto a bolo, docinhos, bem-casados, fotos oficiais, entre outros mimos.
Morando junto há dois com o designer gráfico Cleydson Gama, de 23 anos, a dona de casa Janete dos Santos Silva, de 28 anos, realizou o grande sonho com a ajuda de uma rede de solidariedade.
“Ganhei essa festa linda da Prefeitura e através de uma postagem que fiz nas redes sociais para tentar comprar um vestido de até R$ 100, que era o que eu tinha. Mas várias pessoas viram nossa história e se mobilizaram para me ajudar. Ganhei vestido, a roupa do meu noivo, buquê e até maquiagem. Estou muito feliz e sem acreditar até agora que realizei meu sonho”, emociona-se.
Em Nova Iguaçu, os casamentos coletivos acontecem uma vez por ano e as inscrições são feitas através do Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC).
“O casamento civil é um direito assegurado ao cidadão. Nova Iguaçu oferece a isenção das taxas às famílias, que podem procurar a Secretaria de Assistência Social (Semas). Elas passam por uma triagem e se habilitadas, recebem a isenção. Essa é a segunda edição do casamento coletivo e este ano, com a parceria da casa de festa, tivemos a chance de oferecer essa cerimônia tão bonita”, disse a secretária de Assistência Social, Elaine Medeiros.
Para obter a isenção é preciso comprovar não ter condições de arcar com os custos das taxas para o casamento civil, de acordo com as normas exigidas por lei. O pedido pode ser feito na sede da Secretaria de Assistência Social, na Rua Dr. Luiz Guimarães 956, Centro, onde também é feita a inscrição para os casais que querem participar do casamento coletivo.



