Servidor na Prefeitura de Nova Iguaçu, a escritora  Adriana Vieira de Amorim lança o livro 'Casa Sem Teto' - Raphael Bittencourt/Divulgação PMNI
Servidor na Prefeitura de Nova Iguaçu, a escritora Adriana Vieira de Amorim lança o livro 'Casa Sem Teto'Raphael Bittencourt/Divulgação PMNI
Por O Dia
Nova Iguaçu - Um menino que representa milhões de brasileiros que sofrem de depressão infantil causada pela ausência da figura paterna. Este é o tema central do livro “Casa Sem Teto”, da escritora iguaçuana Adriana Vieira de Amorim. Servidora pública na Prefeitura de Nova Iguaçu, ela lança a obra, no dia 6 de dezembro, às 17h30, no Complexo Cultural de Nova Iguaçu.

Em 220 páginas, a escritora reúne lembranças da própria infância e também relatos de pessoas próximas, personagens de filmes e novelas para dar vida a Renato, uma criança que se recusa a crescer sem o pai. “Ele quer ser igual aos amigos da escola, mas não entende porque o nome do pai não está na sua certidão de nascimento. Isso causa um grande sofrimento por ele não saber de onde veio, quais são as suas origens.
Como o Renato vai em busca de explicações para essas questões, ele acaba se metendo em muitas confusões”, revela Adriana, que aos 44 anos lançará seu primeiro livro. “O título ‘Casa Sem Teto’ é porque o pai seria a proteção, o teto da casa”, explica a autora.

Embora a obra esteja sendo divulgada apenas agora, a história do menino Renato foi escrita há 20 anos. Mas como todo o manuscrito foi perdido em um incêndio, Adriana decidiu retomar o projeto. “Reescrevi o livro e acrescentei mais casos, além de ter feito pesquisas sobre depressão infantil. É uma obra voltada para os pais com o objetivo de para chamar a atenção daqueles que ignoram seus filhos, que acham que quando eles crescerem irão esquecer as mágoas do passado”, alerta Adriana, que dedica o livro especialmente à mãe e ao padrasto. “Eles não deixaram minha casa sem teto”.

A Casa de Cultura de Nova Iguaçu fica na Rua Getúlio Vargas 51, Centro.