Três escolas representam a cidade de Nova Iguaçu na 13a edição da FECTI - Divulgação
Três escolas representam a cidade de Nova Iguaçu na 13a edição da FECTIDivulgação
Por O Dia
Nova Iguaçu - Três escolas, entre elas a Escola Municipal Padre Agostinho Pretto, estão representando Nova Iguaçu na 13ª edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI), realizada nesta sexta-feira, dia 6, e sábado, dia 7, no CEFET/RJ, no Maracanã. Nova Iguaçu busca o tricampeonato estadual, já que ganhou as disputas de 2017, com o CIEP CDA Bra/USA, e de 2018 com o CEFET do município.

Além da Escola Municipal Padre Agostinho Pretto, estão participando o CIEP Carlos Drummond de Andrade Brasil/Estados Unidos e CEFET Nova Iguaçu.Alunos do 8º e 9º ano do Padre Agostinho Pretto apresentaram um trabalho sobre reciclagem e sustentabilidade, com o objetivo de despertar a consciência da sociedade para a importância da separação do lixo e da reciclagem.
Publicidade
A unidade escolar foi ‘transformada’ em um Ecoponto, onde os alunos levavam alumínio e garrafas pet para serem reciclados. O processo de coleta seletiva na escola contribuiu para a redução de lixo e a sustentabilidade ambiental, transformando os hábitos de gerenciamento dos resíduos sólidos no bairro Califórnia, em Nova Iguaçu, com a retirada de 293 quilos de lixo.

A Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro deste ano teve 176 projetos selecionados, que estão sendo apresentados ao público e à comissão de avaliação (Comitê Científico), formada por professores e pesquisadores.
Publicidade
Os trabalhos estão divididos em seis categorias: Ciências no Ensino Fundamental II - 6° e 7° ano; Ciências no Ensino Fundamental II - 8° e 9º ano; Ciências Biológicas & da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Desenvolvimento de Tecnologia; Interdisciplinar - as quatro últimas são voltadas para estudantes do ensino médio e técnico.