Na agência do Itaú localizada na Avenida Governador Amaral Peixoto, por exemplo, equipes não encontraram funcionários higienizando as mãos dos clientes com álcool em gel na entrada do banco, além da falta de controle de acesso à unidade, conforme determina o decreto municipal. Ainda havia aglomerações em filas sem organização de profissionais do banco.
Já na agência do Santander, na mesma avenida, também faltou a higienização com álcool em gel na fila e dos equipamentos de autoatendimento. Além disso, não havia distanciamento nos assentos do caixa de atendimento e nas filas do lado de fora do banco.
Essas agências devem, em um prazo de 24 horas, comunicar à Prefeitura todas as medidas tomadas. Caso não seja cumprido, o funcionamento será embargado.
Além da fiscalização, no Calçadão do município, a prefeitura está utilizando um caminhão de som com um telão onde orienta a população a seguir o isolamento social.
"Estamos buscando o diálogo com as agências bancárias da cidade para que elas tomem medidas para controlar as filas, mas o retorno que tivemos não foi satisfatório. Encontramos aglomerações e falta de higienização. Temos que garantir segurança à população neste momento delicado da contaminação pelo coronavírus", afirmou o secretário de Segurança Pública, Igor Porto, garantindo que a fiscalização nas agências bancárias vai continuar.
Desde o dia 22 de março, a Prefeitura emitiu 552 autos de embargos. Ela criou canais para receber a comunicação do funcionamento de comércio que não esteja respeitando o decreto, aglomerações e outras situações que possam trazer riscos à população. As denúncias podem ser feitas pelo número (21) 99139-1338 do WhatsApp, pelo telefone (21) 2666-0175 ou pelo e-mail denuncia@semseg.com.br.