CT do Nova Iguaçu tem ficado vazio sem atividades por causa do isolamento social - Divulgação
CT do Nova Iguaçu tem ficado vazio sem atividades por causa do isolamento socialDivulgação
Por O Dia

Enquanto aguarda uma definição para voltar a campo para jogar apenas mais uma partida pelo Campeonato Carioca - e que pode sacramentar a fuga ou o rebaixamento -, o Nova Iguaçu se adapta aos novos tempos. Sem previsão de voltar aos trabalhos no centro de treinamentos, a comissão técnica se viu obrigada a passar treinos em casa para os atletas manterem a forma física.

A estrutura não é a de um grande clube, e muitos jogadores também não contam com as melhores condições para treinar por conta própria. Por isso, a comissão técnica do Nova Iguaçu buscou adaptar o trabalho à situação de cada um. Seja por questão social, idade ou outra característica. Uma plataforma digital é utilizada para monitorar a questão psicossocial e a parte física.

"Passamos algumas atividades para eles, respeitando a realidade de cada um e de acordo com a faixa etária. Um dia fazem trabalho aeróbio, em outro treinos funcionais... Estamos mantendo essa rotina de segunda a sexta", explica o coordenador científico do Nova Iguaçu, Uelbio Bezerra.

Ao monitorar diariamente os jogadores, membros da comissão técnica buscam atividades de prevenção de lesão, força, carga respiratória e trabalhos técnicos. O grande objetivo nessa fase é evitar a ociosidade.

"Acredito que tiveram uma piora substancial no desempenho, podendo perder de 10% a 15% de suas valências físicas, o que é muito para voltar a uma competição de alto nível. Por isso montamos uma estratégia para minimizar o impacto dessa pandemia na vida do atleta. É claro que não vamos atingir o ápice da potencialidade deles, mas temos monitorado dentro da medida do possível", afirma o preparador físico Marcio Henriques.

Além da parte física, outra preocupação no início dos trabalhos foi com a questão psicológica e também os cuidados para evitar a covid-19, com orientações pelo isolamento social.

"Num primeiro momento nossa preocupação foi o bem-estar de cada atleta e realizamos uma pesquisa social para saber se estavam seguindo as orientações do Ministério da Saúde", diz Marcio.

E Uelbio completa: "Realizamos uma cartilha com base nas orientações da Organização Mundial da Saúde".

Oito atletas tiveram covid
Publicidade
Enquanto aguardam por uma definição, jogadores e comissão técnica do Nova Iguaçu foram ao CT para realizar testes rápidos da covid-19. Bancado pela federação, o exame foi feito em 39 pessoas do clube e apenas uma testou positivo: um membro do corpo administrativo.
Além disso, oito jogadores e um integrante da comissão técnica tiveram anticorpos para o coronavírus encontrados no sangue. Ou seja, em algum momento anterior tiveram a doença, mas ficaram assintomáticos. Segundo o Nova Iguaçu, o funcionário que foi testado positivo só comparecia ao clube uma vez por semana e foi colocado em isolamento domiciliar.
Publicidade
A testagem é uma das iniciativas determinadas pelo protocolo para treinos produzido a pedido da Federação de Futebol do Rio (Ferj). A entidade e outros 10 clubes, entre eles Flamengo e Vasco, pressionam para o retorno do futebol.
Publicidade
Situação dramática em campo antes da parada
No triangular para definir o rebaixado para a Segunda Divisão do Carioca, o Nova Iguaçu vivia situação dramática antes da paralisação da competição por conta da covid-19. Em último lugar, sem ponto marcado em três rodadas, o clube dependia de uma derrota do America para o Americano, para chegar à última rodada com chances de fugir da queda.
Publicidade
E quando for jogar a partida decisiva, o Nova Iguaçu não poderá contar com 10 jogadores do elenco. Isso porque os contratos encerraram no início de maio, quando o Carioca terminaria. A diretoria optou por não renovar os acordos e cortar os custos da folha salarial.
Ficaram os jogadores com contratos mais longos e, na sua maioria, revelações da base do clube.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários