Gambás foram encontrados em áreas urbanas de Nova Iguaçu.Divulgação

Agentes da Guarda Municipal Ambiental de Nova Iguaçu realizaram cinco ações de resgates de animais silvestres nesta semana em área urbana do município. Todas foram referentes a filhotes de Gambá (Didelphis aurita), que tiveram a mãe atropelada ou predada por animais domésticos.
De acordo com especialistas, como a época reprodutiva do gambá pode abranger praticamente o ano todo, as fêmeas podem engravidar até 3 vezes no período, quando se tornam mais lentas e procuram lugares quentes e escuros como forro de casas, locais com entulho acumulado, etc.
Os gambás são animais importantes no controle de pragas, como o Caramujo-africano e carrapatos. Muitas vezes se refugiam em quintais, onde acabam sendo vítimas de animais domésticos e humanos. A guarda ambiental ressalta que gambás não atacam humanos e animais e em caso de dúvidas ou necessidade de resgate, procure o órgão de segunda à sexta, das 09:00 às 17:00, pelo telefone da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (21) 3779-1183 ou pela Ouvidoria da Prefeitura de Nova Iguaçu.