Agentes da Guarda Ambiental de Nova Iguaçu durante operação de fiscalizaçãoDivulgação

Agentes da Guarda Municipal Ambiental realizaram uma operação de fiscalização na região do Morro do Cruzeiro, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O objetivo da ação foi apurar denúncias recebidas pela corporação sobre de loteamentos irregulares que estavam sendo feitos em área de preservação permanente.
De acordo com a denúncia, recebida por meio da ouvidoria do Instituto Estadual do Ambiente (INEA/RJ), estavam sendo realizados o loteamento e construções de barracos no Morro do Cruzeiro.
Os agentes então se dirigiram ao local e após percorrer a região não encontraram nenhuma construção. No entanto, foi constatado a limpeza de vegetação em alguns terrenos não edificáveis, o que deu indícios da tentativa de construções irregulares. Devido a esse fato, a Guarda continuará fazendo monitoramento na região.
As chamadas áreas de preservação permanente (APP) têm por definição na Lei Federal 12.651/12, art. 3°, inciso II: “área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas”. Alguns exemplos são: margens de rio, topos de morro, terreno com aclividade maior que 45°, mangues, etc.
A Guarda Ambiental ressalta que denúncias, críticas e sugestões podem ser realizadas de segunda à sexta, das 09:00 às 17:00, pelo telefone da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (21) 3779-1183 ou pela Ouvidoria da Prefeitura.