Obra de contenção as margens do Rio Tinguá terá de ser desfeitaDivulgação

Agentes da Guarda Municipal Ambiental de Nova Iguaçu em ação conjunta com servidores da Área de Proteção Ambiental Alto Iguaçu - INEA/RJ, realizaram a fiscalização de uma obra de contenção no Rio Tinguá.
A operação foi organizada após denúncia de que uma obra estava sendo realizada dentro do rio, o que seria proibido conforme a legislação.
Ao chegarem ao local, os agentes constataram que a obra de contenção que estava assoreando (soterrando) o rio, causando o seu afunilamento e aumento do nível de água no trecho. O responsável foi notificado e a construção deve ser desfeita nos próximos dias.
De acordo com a Lei Federal 12.651/12, art. 3°, inciso II, rios e margens de rios são áreas de preservação permanente, que tem por objetivo preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
A Guarda Ambiental pede que denúncias, críticas e sugestões podem ser realizadas de segunda à sexta, das 09:00 às 17:00, pelo telefone da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (21) 3779-1183 ou pela Ouvidoria da Prefeitura de Nova Iguaçu.