Com uma abordagem integral, o profissional de coaching, antes de estipular os resultados, avalia o seu cliente para identificar seus potenciais, que às vezes nem está claro para o próprio, e descobrir o que pode ser melhorado. Dali, ele irá traçar caminhos possíveis para o desenvolvimento do cliente até que este atinja sua meta, seja criar uma empresa, fortalecer uma marca, mudar de ramo etc.
Longe de ser uma produção em série, ou prometer milagres em tempo recorde, o profissional deve fazer uma abordagem individualizada. Assim, chega-se a resultados mais humanizados, mesmo para quem tem como objetivo o sucesso no mundo dos negócios. Importante ressaltar que uma empresa, antes de ter lucro ou prejuízo, ter um ponto de venda ou ser uma marca, surgiu pela vontade e sonhos de um ser humano, com mil complexidades e possibilidades.
Mas mesmo descobrindo novos talentos ou fortalecendo pontos positivos, muitos empresários têm procurado mais uma forma de garantir seu espaço, unindo-se a outros profissionais. O networking já era uma realidade no mundo dos negócios, mas com a pandemia de covid-19, esse sistema de relacionamentos entre empreendedores tem crescido, unindo pessoas de ramos diversos, mesmo os iniciantes. Juntos, eles descobrem a riqueza que consiste em trocar experiências.
Nós, empresários, fortalecemos a Economia do país, que não fará nada por nós se ficarmos apenas lamentando este momento de crise. Precisamos reagir com ética, força mútua, confiança e estratégias inteligentes, fazendo a roda girar a favor de todos, porque isso trará geração de renda e de postos de trabalho.
*É master coach, psicoterapeuta e empresária