Marcelo Queiroz secretário de Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimentodivulgação
A região possui a maior área do estado destinada à fruticultura, que tem o abacaxi e o coco verde como produções mais relevantes; é a maior produtora de mandioca; apresenta relevante cultura de cana-de-açúcar e, ainda, pecuária de leite e corte em franca expansão.
As ações de fomento da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, por meio da concessão de créditos, somadas ao trabalho essencial da Emater, deram novas e melhores perspectivas as produções locais. A produção agropecuária da região representou um faturamento bruto, somente em 2020, de mais de R$ 500 milhões, com uma perspectiva de aumento em 2021, em virtude do potencial de desenvolvimento, tanto em aumento de área como na diversificação da sua produção.
A região receberá, ainda, o inédito Programa Rio Milho, da Pesagro, que visa o aperfeiçoamento do cultivo agrícola do milho seco, que pretende desenvolver uma proposta de impacto econômico, segurança e solidez para o segmento.
O investimento na recuperação e manutenção das estradas rurais é outra ação extremamente importante e que trará fortíssimo impacto ao garantir condições para o escoamento das produções. Outros destaques da região são a produção de tilápia, segunda maior do estado e, a produção pesqueira, ambas com acompanhamento técnico constante da Fiperj.
O desenvolvimento de ações voltadas para uma agricultura sustentável e moderna é o rumo para o fortalecimento da agropecuária e o Estado do Rio de Janeiro está no caminho certo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.