Vinicius Farah, secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Governo do Estado do Rio de JaneiroDivulgação
Como reflexo dos bons resultados da Economia fluminense, não só acabamos com o déficit de empregos, como somos o primeiro estado da federação a recuperar 100% dos empregos perdidos durante a pandemia. O salário do servidor está sendo pago em dia, e a Jucerja, nossa Junta Comercial, vem batendo recordes históricos: em 2021, mais de 72 mil novos empreendimentos foram abertos em território fluminense, um número que em 208 anos nunca foi registrado. O aumento é expressivo também na comparação com 2020; o período contou com 35% de crescimento em aberturas.
Revertemos a imagem negativa que tínhamos junto a investidores. A gestão responsável consolidou um ambiente de negócios de credibilidade e previsibilidade institucional que garantiu a atração de investimentos de gigantes, como o Magazine Luiza, Amazon e BRF, e vem possibilitando a ampliação de outros, como a Volkswagen e a Jaguar Land Rover.
A arrecadação saiu de R$ 86,5 bilhões em 2020 para uma previsão de R$ 121 bilhões neste ano. O governo não para de quebrar recordes positivos em todas as áreas, e a diversificação da Economia vem acontecendo nos quatro cantos do estado. Se antes contabilizávamos a fuga de empresas, o que temos visto hoje é o oposto: empresas voltando, novos negócios acontecendo e quem já está aqui, garantindo sua permanência e ampliação de suas operações.
Este é um cenário que nem o mais otimista cidadão fluminense poderia acreditar. E que nos dá a certeza de que o Rio está no caminho certo. Temos motivos para comemorar, mas isso não acontece por acaso. Estamos colhendo os frutos de uma administração moderna, ágil, sensível e atenta, que promove medidas eficazes, competentes e corajosas, e que deve ser valorizada.
Estamos encontrando soluções para problemas históricos do estado. As entregas são resultado do diálogo, da harmonia, de um trabalho incansável e, principalmente, do compromisso e respeito pelo cidadão fluminense, pelo empreendedor e pelos investidores.
Vivemos um momento histórico. O Rio consolida seu desenvolvimento econômico de forma ampla, envolvendo todos os setores que aquecem e movimentam a Economia local. Este período com certeza ficará marcado como o da retomada do crescimento e do protagonismo do Estado do Rio de Janeiro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.