Escola Municipal Laudelina Bernardes recebeu o programa na última quarta (19)Divulgação
Programa Educativo Itinerante Monet promove experiência imersiva com obras do artista em escolas de Paty
Por meio de óculos de realidade de virtual, estudantes de três escolas públicas tiveram contato com reproduções animadas de pinturas do gênio impressionista
Entre os dias 19 e 21 de junho, três escolas da rede pública municipal de Paty do Alferes recebem o programa Educativo Itinerante Monet, uma iniciativa apoiada pela Iguá Rio que leva a arte do mestre do impressionismo a crianças e adolescentes por meio de óculos de realidade virtual.
A primeira unidade a receber a experiência foi a Escola Municipal Laudelina Bernardes, no Centro, seguida pela Escola Municipal Sidney de Mello, no Goiabal, e a Escola Municipal Pedro Nogueira, em Pedras Ruivas. Ao todo, mais de 2.500 estudantes de escolas localizadas na área de atuação da Iguá Rio – Paty do Alferes, Miguel Pereira e mais 18 bairros na região Barra da Tijuca e Jacarepaguá – são atendidas pelo projeto.
“A Iguá tem entre seus compromissos contribuir para o desenvolvimento social dos territórios onde atua. Por meio do Educativo Monet, tornamos a arte acessível para alunos e professores da rede pública, promovendo a reflexão e a mudança comportamental para o uso consciente da água”, explica Zilma Ferreira, gerente de responsabilidade social da Iguá Saneamento.
O programa proporciona uma experiência imersiva que dá acesso às obras do mestre do impressionismo Claude Monet em sua relação com a água. A curadoria proporciona aos estudantes uma viagem pelas cores, luz e mundo do artista, já que sequências de animação digital em 2D e 3D dão movimento às suas obras-primas.
Vale destacar que o programa oferece, ainda, atividades de conscientização ambiental que podem ser replicadas por educadores e estudantes como extensão da vivência com o digital. O secretário de Educação Davi Mello elogiou a iniciativa, reforçando a importância da arte no processo educativo. "A arte precisa ser inserida na educação desde as idades iniciais, pois estimula a criatividade, auxilia no processo cognitivo, trabalha a coordenação motora, entre tantos outros benefícios. Este programa, em especial, encurta a distância entre as crianças e a arte francesa, ao mesmo tempo em que incentiva a consciência sobre o uso da água. Estamos felizes que nossos estudantes puderam ter essa experiência", declarou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.