Covid-19Reprodução

Por O Dia
Petrópolis - A Secretaria municipal de Saúde, por meio de equipes do setor de Epidemiologia, está fazendo o levantamento de informações junto a duas famílias da cidade por conta de notificações do Estado referentes a variantes do Sars-CoV-2.
O município foi informado sobre os casos pelo Estado na última segunda-feira (8) e imediatamente acionou equipes da Epidemiologia para fazer contato com as famílias. Em um dos casos, a Secretaria de Estado de Saúde confirmou ao município a identificação da variante do tipo P2 em amostras de duas crianças de uma mesma família em Petrópolis. O terceiro caso está ainda em análise, sendo investigado pelo Estado por meio de sequenciamento genético.

Em contato com as equipes da Epidemiologia, ambas famílias relataram não terem saído do município. Em ambos casos, a suspeita é que parentes possam ter tido contato com pessoas de fora. Os dois casos confirmados são de irmãos de 7 meses. A família relatou ter recebido a visita de um parente do estado de Minas Gerais, no início do mês de janeiro. Dias depois, um familiar que tem contato com as crianças teve sintomas de Covid-19. Por conta disso, o material foi colhido e enviado para análise no dia 23 de janeiro e a confirmação para a variante P2 foi agora pelo Estado.

Na segunda família, cujo caso ainda está em análise, o material da criança, que tem cinco anos, foi colhido depois que parentes tiveram covid-19, no mês passado. O exame da criança foi colhido no dia 13 de fevereiro e a notificação apontando a suspeita de uma variante do Sars-Cov2 também foi enviada agora ao município.

As crianças não tiveram complicações, não precisaram de internação e passam bem.