Prefeitura com a intensificação de ações de capina, roçada, melhorias na iluminação pública, operações de tapa buracos e revitalização de sinalização viáriaReprodução

Por O Dia
Petrópolis - A partir da próxima segunda-feira (7), comunidades da cidade começarão a ser beneficiadas com o mutirão de serviços do programa “Acelera Petrópolis”. Nesta primeira edição, nove bairros do primeiro distrito serão atendidos pela Prefeitura com a intensificação de ações de capina, roçada, melhorias na iluminação pública, operações de tapa buracos e revitalização de sinalização viária.

Uma base do governo interino será montada no Independência, na Igreja Batista do Alto Independência, na Rua José Lino, 378. No local, moradores poderão fazer a atualização do Cad-único para manutenção ou obtenção das tarifas sociais de água e energia elétrica, por exemplo.
Comdep, CPTrans, Secretaria de Obras, Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública – SSOP, Assistência Social e Coordenadoria Especial de Articulações Institucionais – CEAI estarão envolvidas no trabalho que vai levar melhorias para as comunidades.

Além do Independência, as equipes estarão empenhadas no São Sebastião, Siméria, Quitandinha, Taquara, Bairro Mauá, Cremerie, Dr. Thouzet, Quitandinha e Valparaíso. As demandas de cada uma das regiões foram relacionadas nas reuniões semanais com agentes comunitários e lideranças. “Queremos qualificar ainda mais a relação do poder público com a população local. Por isso, diversas secretarias estão sendo mobilizadas. As melhorias vão valorizar a comunidade e garantir mais dignidade e cidadania aos moradores”, disse o prefeito interino, Hingo Hammes.

A Comdep, além de intensificar as ações de capina e roçada, estará empenhada, ainda, em outros serviços. “No Independência, por exemplo, vamos priorizar a instalação e revitalização de corrimãos, troca e instalação de novas lixeiras, melhorias nos parquinhos e limpeza de rios e córregos. Isso significa mais qualidade de vida para toda a população. Também vamos buscar a conscientização da comunidade, como o descarte irregular de entulho e lixo”, disse o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis, Leonardo Fernandes.

O Cram - Centro de Referência em Atendimento à Mulher, também vai estar no Independência. A visita do ônibus lilás, está marcada para o dia 11. Na estrutura, as equipes oferecem serviços multidisciplinares, psicólogos e auxílio jurídico. A ideia é acolher e orientar as mulheres, especialmente as vítimas de violência doméstica. As equipes também orientam sobre outros atendimentos, por exemplo, dúvidas relacionadas a pensão alimentícia, entre outras.

Enquanto a Secretaria de Obras vai intensificar operações de tapa-buracos, a CPTrans vai revitalizar toda a sinalização viária, inclusive pinturas de faixas e limpeza e substituição de placas. Já a Secretaria de Serviços Segurança e Ordem Pública, fará a revisão de toda iluminação pública.