Renata Kossak foi diagnosticada com fibromialgia há dois anos: "Me sinto lisonjeada em ser a primeira pessoa a receber a carteirinha em PetrópolisDivulgação/Ascom

Petrópolis - A Prefeitura de Petrópolis começou essa semana a entrega das carteirinhas para pacientes com fibromialgia. Renata Kossak, de 44 anos, foi a primeira pessoa a receber o documento na cidade. A carteira de identificação para atendimento prioritário desses pacientes foi regulamentada pelo prefeito interino, Hingo Hammes, no início de novembro. A regulamentação foi publicada no Diário Oficial (D.O.) onde também estão especificadas as regras de prioridade de atendimento nas unidades públicas, nas empresas privadas e nos estacionamentos de Petrópolis.
“Na última semana recebemos a documentação dos primeiros pacientes e estamos começando a realizar a entrega das carteirinhas. Essa é uma vitória. Estamos trabalhando para garantir aquilo que é direito de todos os que têm fibromialgia. O nosso objetivo também é conscientizar a sociedade sobre o aspecto de incapacidade da doença”, destacou Hammes.
Renata Kossak foi diagnosticada com fibromialgia há dois anos. “Me sinto lisonjeada em ser a primeira pessoa a receber a carteirinha em Petrópolis. É muito importante e essencial para nós essa regulamentação da lei, juntamente com a entrega da carteirinha. Acho que agora as pessoas vão se conscientizar mais sobre a nossa doença. Muitas pessoas não conhecem a fibromialgia e não sabem que é uma doença invisível. E é muito importante também para que outras pessoas com a doença saibam e busquem esse direito”, disse ela, lembrando que foi a irmã que buscou o documento.
A solicitação da carteira de identificação pode ser feita pelo paciente ou por um representante indicado pelo mesmo, por meio de declaração de próprio punho. “O nosso setor está se adaptando para entregar todas as carteirinhas. Nesses primeiros dias estamos definindo os processos e fluxos internos”, explicou o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa Filho, ressaltando que as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (24) 2233-8833 para mais informações.
Os pacientes com fibromialgia devem solicitar a carteirinha no Setor de Protocolo da Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo da Prefeitura, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, n° 2.846. O pedido deve ser feito com a apresentação do documento de identidade com foto (original e cópia), comprovante de residência, duas fotos 3x4 e laudo médico comprovando a fibromialgia. A carteira de identificação será entregue após cinco dias úteis e terá validade de um ano, a contar da data de emissão, podendo ser prorrogada por igual período sucessivamente.
A fibromialgia é uma doença que não tem cura e que causa dores no corpo. Por ser uma síndrome, está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Ela acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres.