Prefeito Hingo Hammes visitou o HAC nesta quarta-feira (24)Divulgação/Ascom

Petrópolis - Hospital público de referência para a realização de cirurgias oncológicas e diagnóstico de câncer, entre eles o câncer de próstata, o Alcides Carneiro – maior hospital público da cidade - realiza esta semana 256 atendimentos voltados para o público masculino, dentro da Campanha Novembro Azul.
Nesta quarta-feira (24), 30 procedimentos para vasectomia foram feitos na unidade. O prefeito interino da cidade, Hingo Hammes, e o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho, acompanhados pela vereadora Gilda Beatriz, estiveram no local conversando com as equipes sobre o mutirão de atendimentos.
“A Campanha Novembro Azul visa conscientizar os homens sobre a importância do cuidado com a saúde. Mas mais do que conscientizar é preciso garantir o acesso ao atendimento e é isso que estamos fazendo aqui. Como maior hospital da rede pública, o HAC destinou uma semana inteira de atendimentos voltados para o público masculino, com mutirões de cirurgias, consultas e exames – mais de 250 procedimentos. No sábado – Dia D da Campanha – serão realizados 70 exames”, explica Hammes.
Dentro das ações do mutirão de serviços para os homens, 40 cirurgias já foram realizadas: oito postectomias, duas prostatectomia e 30 vasectomias. Até o fim da semana estão previstas mais seis cirurgias: três procedimentos de RTU de próstata e três ureterorrenolitotripsia. O ambulatório da unidade também ampliou as consultas para o público masculino em especialidades como cardiologia, otorrinolaringologia, proctologia, reumatologia, urologia, urologia pré-operatório, cirurgia geral, cirurgia vascular pré-operatória, cirurgia plástica, vasectomia e hematologia.
“A direção do hospital planejou o atendimento em todas as frentes: consultas, exames e cirurgias. No ambulatório serão 140 consultas para diferentes especialidades, voltadas exclusivamente para os homens. No Dia D da campanha, o hospital realizará 70 exames voltados para os homens: 30 ultrassonografias de próstata, 17 tomografias de pelve e 23 ressonâncias magnéticas”, pontua Aloisio Barbosa, que foi recebido na unidade pela diretora administrativa Ronye Faraco e pelo presidente do Sehac Louis Boden Neto.
O secretário frisa a importância dos cuidados dos homens com a Saúde. “É fundamental que os homens compareçam as consultas de rotina, façam exames e cuidem da saúde. É um acompanhamento necessário não apenas para a prevenção a doenças com o câncer, mas também para o controle de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, por exemplo”, destaca Aloisio Barbosa.
Até setembro deste ano o HAC realizou 25 cirurgias de câncer de próstata – 10 procedimentos a mais que no ano passado, quando 15 cirurgias foram realizadas no mesmo período. O número de procedimentos também é superior ao realizado no ano anterior à pandemia, 2019, quando a unidade realizou 17 cirurgias do tipo entre janeiro e setembro.