Equipes chegaram ao local para cumprir determinação do Ministério Público Federal (MPF) e também atendendo a inúmeras denúncias de moradores da regiãoDivulgação/Ascom

Petrópolis - O setor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Petrópolis, com o apoio da Guarda Civil e da Polícia Militar, realizou uma ação conjunta para coibir o desmatamento, a movimentação irregular de terra e a expansão desordenada na rua Lopes Trovão, no Meio da Serra, na localidade conhecida como Vila União, na tarde de ontem (24). No local, os agentes encontraram construções irregulares que estavam sendo erguidas em meio a mata. Todas foram demolidas.
As equipes chegaram ao local para cumprir com uma determinação do Ministério Público Federal (MPF) e também atendendo a inúmeras denúncias de moradores da região. Durante a ação, os agentes ainda lavraram uma notificação para que o proprietário apresente, no prazo de 12 dias, as licenças relativas ao imóvel, sob pena de multa e demolição da estrutura.
“Geralmente, as ocupações irregulares iniciam com pequenas estruturas de madeira e, após se fixarem no local por um tempo, começam a investir em material para consolidar a construção e, assim, permanecer na área”, afirma Miguel Fausto, chefe do setor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente.
“Trata-se de uma operação permanente que irá ocorrer na localidade sentido de coibir as infrações para garantir o cumprimento da legislação ambiental e a ajuda da população é muito importante para o êxito das nossas ações”, concluiu o secretário de Meio Ambiente, Edmardo Campbell.
Desde o início do ano, o Meio Ambiente atendeu 668 denúncias de infrações no município, entre casos de supressão de vegetação, poluição de curso hídrico, contaminação de solo, empresas exercendo atividade sem licença ambiental e queimadas.
As denúncias podem ser realizadas de forma anônima através do telefone (24) 2246-9241, ou pessoalmente na Secretaria de Meio Ambiente, que fica localizada na Avenida Koeler nº 87 – Centro.