Primeiro Fórum Municipal de Saúde Mental é realizado em Petrópolis
Evento aconteceu nesta segunda-feira (20) e foi voltado para profissionais, usuários da rede SUS e parentes de assistidos na rede de Saúde Mental
"Fórum é fundamental e reforça a importância do desenvolvimento e da ampliação de serviços dentro da área de saúde mental", disse o prefeito Rubens Bomtempo - Divulgação/Ascom
"Fórum é fundamental e reforça a importância do desenvolvimento e da ampliação de serviços dentro da área de saúde mental", disse o prefeito Rubens BomtempoDivulgação/Ascom
Petrópolis - Com foco no desenvolvimento de estratégias para melhorar o atendimento a pacientes assistidos na rede de Saúde Mental, a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Petrópolis realizaram nesta segunda-feira (20) o primeiro Fórum Municipal de Saúde Mental. O evento contou com 120 inscrições e recebeu profissionais da área que atuam tanto no poder público quanto na rede privada, além de usuários e familiares de pessoas atendidas na rede de saúde mental.
“O Fórum é fundamental e reforça a importância do desenvolvimento e da ampliação de serviços dentro da área de saúde mental. Esse desenvolvimento é crucial, principalmente no momento que estamos vivendo de pandemia, onde cada vez mais vemos pessoas desenvolvendo problemas de saúde mental”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
O Fórum municipal teve quatro eixos de discussão: Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito a Cidadania; Gestão Financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de Saúde Mental; Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; Impactos da Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.
O Secretário de Saúde, Marcus Curvelo, destaca que o Fórum é uma oportunidade de discutir a saúde mental com gestores, trabalhadores e usuários do sistema se Saúde, pontuando a realidade local: “Isso é fundamental neste processo de construção das políticas públicas. Os resultados dos debates aqui serão encaminhados para a Conferência Regional, que terá as propostas votadas e encaminhadas para a etapa Estadual e posteriormente discutida na esfera Federal”.
“É fundamental manter os atendimentos da rede de saúde estruturados e otimizados. A pandemia deixou ainda mais evidente a necessidade do cuidado e atenção com a saúde mental. Hoje, nós reunimos profissionais para a discussão de políticas voltadas para este tema”, disse a palestrante e assistente social do Departamento de Saúde Mental, Mariana Papinutto.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.