Busca ativa de adolescentes ainda não vacinados já está sendo realizada através das agentes comunitárias de saúde dos 47 PSFs que funcionam no municípioRepdoução

Petrópolis - Um total de 77% dos mais de 23,4 mil adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, já recebeu a primeira dose da vacina contra a COVID-19, em Petrópolis. A expectativa é de que para a aplicação da segunda dose, que atinge a marca dos 68,1%, a adesão siga o mesmo ritmo. Nesse momento, a Secretaria de Saúde está realizando uma busca ativa para identificar a parcela desse público que ainda não compareceu aos postos de imunização para receber a primeira dose.
A Prefeitura iniciou a imunização para essa faixa etária em setembro e até o último sábado, quando foi realizada a última atualização pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, um total de 18.241 adolescentes haviam recebido a primeira dose da vacina. Destes, 15.974 já retornaram para a segunda aplicação. Ou seja, mais de 7,4 mil ainda não recebeu nenhuma delas.
“A imunização é o meio mais seguro de proteção contra a COVID e é fundamental para prevenir óbitos por uma doença que já existe vacina. Só a vacinação em massa se mostrou eficaz na contenção dessa pandemia. A adesão dos adolescentes, assim como de todo o público vacinável, é imprescindível, inclusive, para aqueles que, até agora, não entraram no Plano Nacional de Imunização, como os menores de cinco anos”, disse o prefeito da cidade, Rubens Bomtempo.
A busca ativa já está sendo realizada através das agentes comunitárias de saúde dos 47 PSFs que funcionam no município. Também será desenvolvida nas escolas, após a retomada das aulas. “Reforçamos a importância da vacinação, pois aqueles que não forem imunizados estão expostos ao vírus. Os efeitos positivos desse importante ato, já podem ser vistos de forma bem ampla, basta observar a redução dos casos graves, principalmente no número de mortes”, disse o secretário de Saúde Marcus Curvelo.