Os fiscais verificaram as seguintes questões referentes a acessibilidade: plataforma elevatória do cadeirante, funcionamento da campainha e do cinto de segurança, além da cadeira de transbordo. A multa é de R$ 3.462, dobrando em caso de reincidência.
O coordenador de fiscalização do Detro-RJ, Danilo Menezes, afirmou que a ação desta quarta-feira foi motivada pelas demandas recebidas pela nossa ouvidoria e enviadas para a Alerj. "Estivemos com 10 agentes atuando simultaneamente nas duas rodoviárias. Além do cumprimento das normas de acessibilidade, os fiscais verificam outras questões do coletivo, como estado de conservação e documentação de porte obrigatório”, disse.
Lançada em outubro de 2020, a operação já esteve em 14 municípios. Nestas ações, já foram aplicadas 25 multas referentes a descumprimento das normas de acessibilidade. Além das ações de inteligência, as demandas recebidas pela Ouvidoria ajudam a nortear as ações. Os cidadãos podem encaminhar denúncias pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br, pelo telefone (21) 3883-4141 ou pelo WhatsApp (21) 98596-8545.