São 20 gravuras inéditas entre litogravura, xilogravura, serigrafia e gravura em metal. Divulgação PMR

Por O Dia
A Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, abriu nesta semana a exposição ‘Top 20 – Itaú Cultural’, no Museu de Arte Moderna de Resende. A mostra reúne obras que foram doadas para o acervo do museu resendense, que completou 70 anos em 2020.
A exposição Top 20 – Itaú Cultural apresenta uma seleção de obras que entraram para o acervo do MAM de Resende por meio da doação do Itaú Cultural, mediada pelo programa de doação de bens culturais promovido pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, em 2018. São 20 gravuras inéditas entre litogravura, xilogravura, serigrafia e gravura em metal.
Publicidade
Na exposição, o público poderá conhecer trabalhos dos artistas Angela Maino, Inácio Rodrigues, Lyria Palombini, Silvio Oppenheim, Sonia Von Brusky e Z’ Figueiredo. A mostra tem curadoria da museóloga Tatiana Avelino e poderá ser visitada a partir de 6 de julho, de terça a sexta, das 10h às 16h. A entrada é gratuita. Durante a visita, o público deverá usar máscara, manter o distanciamento e higienizar as mãos na entrada do museu.
A gravura é uma linguagem visual produzida a partir de uma matriz que pode ser madeira, metal, pedra ou tecido stencil. A gravura tradicional, por ser um produto artesanal e sem interferência direta de computadores ou impressoras, mantém um nível maior de qualidade. A gravura tradicional já é produzida há centenas de anos. Grandes nomes das artes plásticas mundial produziram gravuras em sua trajetória artística.