Hospital Municipal de Emergência Sérgio Henrique Gregori Carina Rocha/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Resende divulgou que, desde janeiro desse ano, foram registradas cinco mortes por gripe. O último óbito aconteceu na quinta-feira (25). As informações sobre a vítima não foram informadas. Em 2021, foram confirmados 68 casos de H1N1.
Para evitar mais mortes e controlar esses casos, que mesmo baixos acendem um alerta, a SMS continua vacinando nas unidades de saúde o público-alvo: crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes, idosos e profissionais de saúde. 
Até o momento, 77% do público alvo está totalmente imunizado com as duas doses da vacina contra a gripe. Com uma dose ou dose única, o índice chega a 78%. Importante lembrar que crianças e idosos têm mais risco de desenvolver quadros respiratórios graves por infecção pelo vírus.
A falta de vacinação contra a gripe tem desencadeado o aumento no número de casos em outras partes do país. A capital sofre com um surto da doença com mais de 3.500 casos de gripe notificados na cidade do Rio de Janeiro, o que tem provocado um aumento na busca por atendimentos nas redes de urgência e emergência.