Foram doados rins, córneas e o fígado de paciente que faleceu; atitude pode salvar até quatro pessoas
Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), de janeiro a novembro de 2021 foram realizados mais de 12 mil transplantes pelo SUS. - Douglas Pacheco
Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), de janeiro a novembro de 2021 foram realizados mais de 12 mil transplantes pelo SUS.Douglas Pacheco
O Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Grégori, em Resende, realizou na quinta-feira (6) mais uma captação de órgãos de um paciente que faleceu na unidade. Foram captados os rins, córneas e o fígado, que podem salvar até quatro vidas.
A cirurgia aconteceu após autorização da família do paciente e foi intermediado pelos membros do Programa Estadual de Transplantes (PET) do Rio de Janeiro com o auxílio da equipe do Hospital de Emergência. Após a retirada, os órgãos foram encaminhados ao Rio de Janeiro.
O secretário de Saúde de Resende, Jayme Neto, destacou a importância da atitude mesmo em meio a dor da perda. "Este é um exemplo de empatia e humanidade, tanto por parte dos doadores quanto dos profissionais". O PET foi lançado em 2010 e é responsável por aumentar o número de transplantes de órgãos e tecidos no estado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.