Confusão no Lins deixou parte do bairro sem luz - Foto meramente ilustrativa
Confusão no Lins deixou parte do bairro sem luzFoto meramente ilustrativa
Por Ana Clara Menezes
Rio das Ostras - O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou dados dos primeiros sete meses de 2020, do Estado do Rio de Janeiro. A estatística aponta que, o município de Rio das Ostras registrou aumento em homicídios dolosos e queda em roubos de rua, comparado ao mesmo período de 2019.
Crimes Violentos Letais Intencionais - Divulgação/ISP
Os crimes categorizados como violentos letais intencionais - designação criada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, para crimes de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e roubo com resultado morte, esse último também conhecido como latrocínio - apresentaram aumento de 47,8% neste ano. Em 2019, foram registrados 23 casos, enquanto em 2020, 34 ocorrências.
Registros de Roubos de Rua - Divulgação/ISP
Em contrapartida, os crimes de roubos de rua (roubo a transeunte, roubo em coletivo e roubo de aparelho celular), despencaram 37,4% em 2020, em relação ao mesmo período do ano passado. A estatística mostra 353 registros, em 2019, enquanto em 2020, 221 episódios registrados.
Registros de Ocorrências - Divulgação/ISP
As ocorrências em geral também caíram 7,9%, nesses primeiros sete meses. Foram registradas 4.104, no ano de 2019 e 3.778, neste ano.

De acordo com o relatório divulgado pelo ISP, desde o dia 13 de março, o Estado do Rio de Janeiro tem adotado medidas restritivas para prevenir e combater a propagação da pandemia do novo coronavírus.

O documento afirma que, "neste período, os registros de ocorrência dos crimes sofreram impacto nos meses de março, abril, maio e junho. Os indicadores podem apresentar queda por causa do distanciamento social, que ajudou na redução da criminalidade, e da diminuição dos registros das ocorrências, resultando em subnotificações".
Segundo o Comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, André Henrique, o aumento no número de homicídios foi devido ao acirramento das disputas entre facções criminosas na cidade.

PROJETO META VERDE - De acordo com o 32º Batalhão, em julho, o comando recebeu 29 policiais militares, que foram incorporados ao efetivo da unidade. Também foi implementado o Projeto Meta Verde, sendo um modelo de policiamento orientado. As ações realizadas têm como foco as reduções de crimes como homicídios e roubos de veículos, além de outros delitos que afetam a região.

Somente no mês de julho, o 32ºBPM - responsável pelos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Quissamã e Carapebus - apreendeu 15 pistolas, quatro revólveres e duas espingardas. A área de atuação do batalhão apresentou quedas significativas em julho deste ano, comparado ao mesmo período de 2019, como a redução de 50% no roubo a estabelecimento comercial, 67% no roubo de aparelhos celulares, 46,2% no estupro, 35,7% em lesão corporal dolosa e 80% furto a transeunte.

O comando da unidade ressalta que é de extrema importância que a população colabore realizando denúncias através do Disque-Denúncia 2253-1177 ou, para casos urgentes, através de nossa Central 190. Os registros em delegacias também são essenciais, pois colaboram com a revisão do planejamento operacional na área onde a mancha criminal é mais acentuada.

Você pode gostar
Comentários