Rio das Ostras - “Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, e tem o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.
Em Rio das Ostras, a campanha será organizada pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), por meio da divulgação maciça dos contatos que podem ser acionados em caso de violência.
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“A pandemia do novo coronavírus, trouxe um quadro diferente para nós, as pessoas passaram a ficar mais tempo dentro de casa e as mulheres passaram a ficar 24 horas em casa, muitas vezes, com seus agressores”, afirma Rosinete Costa, diretora do Ceam.
O Ceam fica localizado no início da Avenida Governador Roberto Silveira e oferece informação e orientação através de equipe Multidisciplinar. Atende pelo telefone e mensagens por aplicativo com o número (22) 2771-3125, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
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“Estava perdida e sem saber o que fazer e o Ceam me orientou e me ajudou muito. Me direcionaram para Unidade de Pronto Atendimento e para a delegacia. E mesmo longe continuam me ajudando, agradeço a todas do fundo do coração”, contou uma mulher que não quis se identificar.
CANAIS E NÚMEROS - O Ceam informa ainda a toda população que durante o Agosto Lilás a mulher pode pedir ajuda através dos números:
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- Patrulha Maria da Penha, ligada à Guarda Civil Municipal, atende pelo telefone e mensagens por aplicativo com o número (22) 2771-5000, 24 horas por dia.
- O Governo do Estado também oferece apoio com a Patrulha Maria da Penha Estadual (Guardiões da Vida) por meio do contato (22) 99236-6900. A 3ª Companhia da Polícia Militar atende os chamados pelo 190.
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- A 128ª DP através do NUAM – (Núcleo de Atendimento à Mulher) – de 2ª à 5ª – 9h às 18h. Sendo este o local para efetuar o Registro de Ocorrência.
- O Ligue 180 também é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra elas, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.
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O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. No Ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.
Além do número de telefone 180, é possível realizar denúncias de violência contra a mulher pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), responsável pelo serviço. No site está disponível o atendimento por chat e com acessibilidade para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
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