Por tiago.frederico
Rio - Ainda que o valor da multa aplicada em quem é visto fazendo xixi na rua tenha sido multiplicado por três (R$540), o número de mijões multados neste Carnaval, em comparação com o último, foi bem maior. De 1.264 pessoas autuadas, sendo 122 mulheres e 17 estrangeiros, em 2015, o número saltou para 1.978, incluindo 240 mulheres e 42 estrangeiros, neste ano, um aumento de 56%.
Os dados são da Secretaria Municipal de Ordem Pública, que realizou ações de fiscalização em blocos carnavalescos, junto com agentes da Guarda Municipal e do programa Lixo Zero da Comlurb.
Foliões urinam em banca de jornal no Cordão do Bola PretaDouglas Viana / Agência O DIA

De acordo com a secretaria, nestas operações, foram apreendidos com ambulantes irregulares 63.991 mercadorias, entre elas, 57.483 bebidas diversas, mais de 0,5 tonelada de alimentos perecíveis, 219 estruturas para o transporte de mercadorias, como carrinhos, carroças e triciclo, além de oito botijões de gás. Treze credenciais de ambulantes que estavam liberados para atuarem nos blocos foram recolhidas pois estavam sendo usadas por pessoas que não eram os titulares da licença. Em 2015, a fiscalização da Seop apreendeu 56.925 itens com ambulantes irregulares.

Publicidade
Ainda durante as operações de fiscalização, os agentes da Ordem Pública desmontaram 47 acampamentos irregulares que estavam montados na orla, além de 28 montados perto de estabelecimentos que vendiam bebidas. O estacionamento irregular também foi alvo da secretaria, com 743 veículos rebocados por parada em locais proibidos em áreas onde ocorreram desfiles dos blocos. No Carnaval 2015, a fiscalização rebocou 691 veículos estacionados irregularmente.
O esquema especial de monitoramento e fiscalização montado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública e Guarda Municipal nos blocos de rua durante o Carnaval 2016 empregou 7.940 agentes, além de 235 equipes do Lixo Zero, que foram distribuídos ao longo de 30 dias de pré-Carnaval, Carnaval e pós-Carnaval.