Por gabriela.mattos

Rio - Como esta coluna já disse há alguns meses, a segurança dos moradores da Barra e do Recreio deu um grande passo para ser reforçada. A região, que terá a maior concentração de visitantes durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, contará agora com o auxílio da sociedade civil na organização da Associação Comunitária Bairro Seguro (ACBS), uma entidade sem fins lucrativos, que abrange a área da 31º Área Integrada de Segurança Pública (AISP). Na prática, isso significa muito mais segurança nas ruas da Barra durante o dia e durante a noite. Tudo vigiado constantemente.

A formalização do projeto ACBS aconteceu na semana passada e terá sua sede no CEO Office. A iniciativa é uma parceria de diversas instituições do bairro aliadas à iniciativa privada. A lista das associações que tomara a frente do projeto é grande: Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio De Janeiro – ABIH-RJ; Rio Convention & Visitors Bureau (CVB); Barralerta; Acibarra; Acir Transoeste; Amar; CCBT; Conselho Comunitário de Segurança da 31º AISP, além da empresa Carvalho Hosken.

Arena Carioca 3 é um dos mais belos complexos esportivos da Olimpíada no RioBarra em Dia

O compromisso da ACBS é o monitoramento da região da Barra e Recreio que irão apontar os menos seguros da Barra. Tudo acontecerá através de serviços tecnológicos, como uma central de controle que com câmeras interligadas com a segurança da área. As imagens serão levadas ao poder público, que poderá agir contra os criminosos que agem na Barra.

O projeto será totalmente financiado pela ABIH-RJ e pelo Rio CVB, em parceria com a sociedade civil organizada. A proposta visa o beneficio da qualidade de vida dos moradores da região da região e o posicionamento da região e toda a região para atrair ainda mais turistas do mundo todo. Ganha os moradores do bairro e a população que terá conforto e segurança na Barra

Adoção animal

No dia 12 de março, A ONG Paraíso dos Focinhos vai promover sua primeira feira de adoção do ano. Em parceria com a Casa do Bicho, o evento vai disponibilizar cães e gatos para quem pretende ter um animal de estimação.  Os interessados devem levar RG, CPF e comprovante de residência. É necessário ter mais de 18 anos para conseguir adotar um bicho. A feira acontece das 11h às 16h, na Av. Olegário Maciel, 390.

Legado Olímpico

Nesta semana foi inaugurada a Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra. A arena vai receber competições de judô paralímpico e as provas olímpicas de taekwondo e esgrima. Após as competições, a Arena será transformada no Ginásio Experimental Olímpico (GEO), que contará com ginásio multiuso, teatro, pista de atletismo, piscina e campo de futebol e que terá capacidade para mil alunos em horário integral. A inauguração marcou a contagem regressiva de seis meses para os Jogos Olímpicos.

CURTAS

Até o próximo dia 13, gastronomia e música serão atrações no VillageMall. No cardápio está o Festival de Food Truck, com diversas opções de lanches. Tudo ao som do tradicional festival Jazz Ahead, que irá transformar os jardins do shopping em um verdadeiro palco a céu aberto.  A programação é gratuita de terça a sábado, das 16h às 23h e domingo, das 13h às 21h. A programação completa no sitewww.shoppingvillagemall.com.br

No mês da mulher o New York City’n Concert terá programação especial para elas. No dia 15 a cantora Bia Falcão anima o público com seus sucessos. Já no dia 22, a atração fica por conta de Lu Galldini em um show intimista. Fechando as comemorações, a banda de poprock Rotativos se apresenta no dia 22. As atrações são gratuitas e acontecem todas as terças-feiras, às 19h.

O cantor Leoni leva seu romantismo às mulheres no Shopping Metropolitano Barra. No setlist estarão 22 sucessos de sua carreira, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A apresentação é gratuita e acontecerá amanhã, no pátio externo da área norte do shopping.

Até sábado o IBMR estará promovendo a Semana Solidária, uma bela atitude humanitária. Serão arrecadados alimentos não perecíveis para o Lar Pedro Richard, uma instituição que cuida de crianças de 4 a 12 anos em Jacarepaguá. Além disso, a faculdade levará alunos para doarem sangue na Hematologistas Associados. Os produtos podem ser doados nas Unidades da Barra, Botafogo e Catete.

Você pode gostar