Por cadu.bruno

Rio - O Instituto Datafolha divulgou, nesta quinta-feira, a primeira pesquisa de intenção de voto para o segundo turno das eleições no Rio de Janeiro. O candidato Marcelo Crivella (PRB) lidera com 44%, contra 27% de Marcelo Freixo (Psol). 18% dos entrevistados disseram que pretendem votar em branco ou anular e voto, enquanto apenas 10% estão indecisos.

Se forem considerados somente os votos válidos, critério usado pela Justiça Eleitoral para determinar o vencedor da eleição, quando são excluídos o percentual de brancos, nulos e indecisos, Crivella teria 62% contra 38% de Freixo. Pela margem de erro do estudo, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, Marcelo Crivella teria entre 59% e 65% e Marcelo Freixo, entre 35% e 41%.

Segundo o Datafolha%2C Crivella tem 62% das intenções de voto e Freixo 38%AFP

O candidato do PRB comemorou o resultado da pesquisa, mas fez questão de não comemorar vitória antes do tempo.

“Eu queria agradecer, profundamente, a generosidade do povo do Rio de Janeiro. Mas o resultado não significa, de maneira nenhuma, que temos a vitória assegurada. Tem muita água para passar e muita luta para enfrentar”, disse o candidato, que participou de eventos na Firjan (Federação das Indústrias do Rio) e no Sindsprev (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Trabalho e Previdência Social do Estado do Rio).

Marcelo Freixo, por sua vez, não se abateu com os números. Para ele, a pesquisa ainda reflete o resultado do primeiro turno da eleição.  “A partir do momento em que começarem os programas de rádio e TV, a tendência é por um nivelamento nas pesquisas, pois ainda sou desconhecido para muitos”, disse Freixo, que se reuniu, ontem, com especialistas em segurança pública no Iser (Instituto de Estudos da Religião).

O Datafolha ouviu 1.151 eleitores de todas as regiões do Rio, com 16 anos ou mais, nos dias 5 e 6 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo RJ-03497/2016.

Eleitores de Indio, Osorio e Bolsonaro preferem Crivella

O Datafolha também quis saber como votarão no segundo turno os eleitores que, no primeiro turno, optaram por outros candidatos que não Marcelo Crivella ou Marcelo Freixo.

Entre os eleitores que votaram em Pedro Paulo (PMDB), 33% dizem que agora vão votar em Marcelo Crivella, e 21%, em Marcelo Freixo. Votariam em branco ou anulariam 28%, e 18% estão indecisos.

Entre os eleitores de Flávio Bolsonaro (PSC), 69% declararam voto em Crivella no segundo turno; 5%, em Freixo. Brancos e nulos: 20%; indecisos: 6%.

Eleitores de Osorio (PSDB): 35% pretendem votar em Crivella, e 26%, em Freixo. Brancos e nulos, 29%, e indecisos, 11%. Os de Indio da Costa (PSD): 33% declaram optar por Crivella, e 26%, Freixo. Brancos e nulos: 18%. Indecisos: 22%.

Eleitores de Jandira Feghali (PCdoB): 30% pretendem votar em Crivella, contra 57% que devem optar por Freixo. Brancos e nulos: 5%. Indecisos: 8%.

Entre os que, no primeiro turno, votaram em branco ou anularam: 16% dizem que, no dia 30 deste mês, vão votar em Crivella, e 10%, em Freixo. Outros 60% dizem que pretendem votar em branco ou anular novamente, e 14% estão indecisos.

Você pode gostar