Por gabriela.mattos

Rio - Os cemitérios do Rio de Janeiro capricharam para receber os visitantes do Dia de Finados. Uma programação foi criada para oferecer serviços ao público, que poderá se distrair com atividades culturais e até cuidados com a saúde. Desde o fim de semana, os cemitérios já recebem visitantes. Para hoje são esperadas cerca de 510 mil pessoas nos cemitérios São João Batista, em Botafogo, Caju, Comunal Israelita do Caju, Ordem Terceira do Carmo, Ordem Terceira de São Francisco da Penitência e no Jardim da Saudade de Sulacap e Paciência.

Neste dia, além da visita a parentes e amigos mortos, os visitantes prestam homenagens a famosos. No São João Batista, os túmulos mais procurados no feriado costumam ser os de Carmem Miranda e Clara Nunes. Já no Caju, os dos cantores Tim Maia, Cartola e Jamelão ficam bastante decorados com flores. A novidade do cemitério de Botafogo é a reabertura da igreja, inaugurada por Dom Pedro II, que foi reformada.

Nos cemitérios do Jardim da Saudade de Sulacap e Paciência, as pessoas serão recebidas com espetáculos musicais. No de Paciência, a orquestra internacional Reciclados Cateura, de Assunção, no Paraguai, se apresentará. O grupo é formado por 20 adolescentes que utilizam instrumentos feitos 100% de sucata de lixo confeccionados por eles. O concerto ‘Sonhos de Sucata’ embalará a trilha sonora dos visitantes no local. Diversas apresentações vão ocorrer das 10 horas ao meio-dia. 

Orquestra internacional infantil que usa instrumentos feitos de sucata se apresenta nos cemitérios Jardim da Saudade. Túmulos de famosos são muito procurados todo anoDivulgação

Já no de Sulacap, o público poderá assistir o ‘Tributo aos Sonhos e à Esperança’, um espetáculo do Coral Infantil da Rocinha, das 8 às 10 horas, além de apresentações de piano durante todo o dia. A programação será aberta com uma missa celebrada pelo cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, às 8 horas. Também vai ocorrer culto evangélico ao meio-dia. O cardeal ainda realizará missas no Cemitério do Caju, às 11 horas, e a última às 16 horas, no Cemitério de Santa Cruz, na Zona Oeste.

Para este feriado, as pessoas que pretendem comprar velas e flores deverão pagar os mesmo valores do ano passado. Em algumas lojas, como por exemplo a Camélia Flores, no Centro, e a Floricultura Botafogo Mercado de Flores o preço da dúzia de rosas está custando R$ 24 e R$ 25, respectivamente.

Cemitérios

Penitência

Apresentação da Orquestra Maré do Amanhã, com 30 jovens da Maré, às 11h. Músicos e estátuas vivas de anjos recepcionarão o público. Rua Monsenhor Manuel Gomes 307, Caju.

S. Francisco Xavier

Distribui kits antissaudade, com um coração em espuma com a frase ‘Quando a saudade apertar, aperte aqui’. Rua Monsenhor Manuel Gomes 311, Caju.

São Gonçalo, São Miguel, Pacheco e Ipiíba

Missas nos Cemitérios de São Gonçalo e de São Miguel às 8h, 10h e 16h e nos de Ipiíba e Pachecó, às 10h. Equipes de combate a dengue estarão orientando a população sobre a doença. Rua Francisco Portela 2574, Camarão. Avenida Nilo Peçanha, 616. Rua Avelino Dutra de Carvalho. Rua Valmir Tavares 23, em Santa Isabel.

Vale da Saudade

Em Queimados, Nova Iguaçu, Japeri e Mesquita, cemitérios oferecerão exames de aferição de pressão e verificação de glicose grátis, das 8h às 17h. Rua Vereador Marinho Hemeterio Oliveira 437. Rua Ataide Pimenta de Moraes, Centro. Rua Rosaria Loureiro 135, Centro. Av. Governador Célso Peçanha 586, São José.

Reportagem da estagiária Marina Cardoso

Você pode gostar