Por luana.benedito
Rio - O cimento e concreto vêm marcando cada vez mais presença na decoração de residenciais e espaços comerciais. Revestimentos 3D, móveis feitos com o material, acabamentos de paredes e pisos em cimento queimado, entre outras possibilidades, estão se destacando como tendências contemporâneas. Segundo especialistas, as vantagens são muitas, o que contribui para o aumento do uso.
Áreas externa e interna utilizam os revestimentos de cimento para mostrar que o material também deixa os ambientes sofisticadosDivulgação

O material é resistente, de fácil aplicação e vem se consolidando como opção prática, econômica e durável. Pode ser usado no acabamento de pisos ou paredes em áreas internas e externas, com diversos formatos, que remetem a elementos naturais, como pedras e outras texturas, além de tijolos de demolição ou em formas geométricas.

Ester Isfer, proprietária da Guaraúna, empresa especializada na venda de revestimentos cimentícios e madeiras de demolição, esteve recentemente na Europa em busca de novidades em decoração, arquitetura e paisagismo. Lá, visitou mostras como o Salon Déco de La Rochele (França) e esteve em lugares com projetos inovadores, como o Zoku Amsterdam Hotel, em Amsterdã (Holanda).

A empresária conta que o cimento está muito presente nos projetos que visitou, inclusive como solução urbana, no mobiliário de áreas públicas. “Vi em Bordeaux (cidade na França) móveis em praças feitos de cimento, com design diferenciado e inovador, por exemplo. O cimento despontou como tendência tanto em móveis como em revestimentos para paredes e pisos. E mesmo em objetos de decoração, como vasos e outras peças”, lembra.

De acordo com o proprietário da Passeio Revestimentos, Ricardo Chamelete, a maior resistência e a menor retenção de calor são outras vantagens. “Os cimentícios podem ser aplicados em qualquer local, inclusive paredes de madeira, gesso ou drywall. Basta que haja a impermeabilização correta. A instalação é simples, feita com argamassa. E quase não há perda de material devido a cortes nas peças”, explica Ricardo. Além disso, é uma opção ecológica, que evita a retirada de materiais da natureza e não tem necessidade de queima no processo de produção, o que reduz a emissão de CO2.

Publicidade
Outra qualidade do material é que ele pode substituir pedras naturais e ninguém percebe a diferença. Ricardo ressalta que esses produtos estão cada vez mais sofisticados, se parecendo bastante com as matérias-primas que substituem. “Com uma maior variedade de moldes desenvolvidos na fábrica, e tecnologias americanas e europeias, os cimentícios estão com o encaixe mais preciso entre as peças, e vêm ganhando tonalidades variadas, ficando ainda mais parecidos com as pedras originais”, detalha Ricardo. O cimento recebe os pigmentos durante a fabricação, o que dá aspecto menos homogêneo e mais natural às peças.
As outras vantagens incluem a economia e a praticidade. O preço é menor, bem como a mão-de-obra, devido à fácil aplicação do produto, que já vem impermeabilizado de fábrica. Os cimentícios podem ser instalados tanto em ambiente internos, como externos. Nesse caso, será necessário fazer uma impermeabilização adicional. É uma boa opção para a fachada da casa, o espaço da piscina e da churrasqueira, além daquele muro que precisa ser revitalizado. Esses materiais também podem receber tinta. Depois, para limpar, basta usar água e sabão neutro.