Por rafael.nascimento
Rio - Em um dos seus últimos atos como prefeito do Rio, Eduardo Paes, inaugurou na manhã deste sábado mais um trecho do Parque de Madureira. Agora, moradores e turistas passam a contar com 3,3 quilômetros de extensão. Durante entrevista, Paes afirmou que essa é a obra mais importante de sua gestão, que teve duração de oito anos. "Entrego o Parque 100% pronto. É uma obra simbólica, que valorizou o subúrbio do Rio e aumentou a autoestima dos moradores da região. Muito importante para a família suburbana", disse.
Paes acompanhado por Pedro Paulo em inauguração no Parque Madureira Severino Silva / Agência O Dia

Eduardo Paes, que deixa o comando da Prefeitura do Rio daqui a sete dias, chorou durante o evento e lamentou por deixar o comando da cidade. Nos últimos dias ele tem dito que esses foram "os melhores oito anos de sua vida". O político, assim que entregar o cargo para o prefeito eleito Marcelo Crivella (PRB), deverá morar nos Estados Unidos.  

O trecho inaugurado neste sábado conta com um teatro a céu aberto. O local foi batizado como Zaquia Jorge — em homenageia a vedete e estrela do Teatro de Revista — tem capacidade para 391 pessoas sentadas e mil em pé. Um edifício multiuso, construído com técnicas de sustentabilidade, está aberto para diferentes atividades e abriga a exposição 'Parque Madureira: um sonho concretizado'.

Eduardo PaesSeverino Silva / Agência O Dia

Inaugurado em 2012, o Parque Madureira é a quarta maior área verde da cidade – menor apenas que o Aterro do Flamengo, a Quinta da Boa Vista e o Complexo Esportivo de Deodoro. O Parque reúne diversas opções de lazer, esporte e cultura: ciclovias, circuitos de skate, quadras de vôlei, vôlei de praia, basquete e futebol, ?playgrounds, academias ao ar livre e academia para a terceira idade. O parque conta ainda com a Praça do Samba, um espaço com palco, concha acústica e arquibancadas para a realização de shows e apresentações culturais, além de uma Nave do Conhecimento, uma Arena Cultural e a “Praia de Rocha Miranda”, balneário artificial formado por cinco cascatas.

Eduardo Paes na exposição 'Parque Madureira%3A um sonho concretizado'Severino Silva / Agência O Dia