Por gabriela.mattos

Rio - Roupas brancas para entrar no ano novo. Pular sete ondas depois da meia-noite, para atrair sorte e bons fluidos. Mas atenção: a tradição adverte para jamais virar as costas para o mar quando acabar o ritual, sob pena de a sorte virar. Comer lentilha com manjericão e arroz. E, durante o preparo, pedir prosperidade e proteção. E não esqueça de beber um champagne na virada.

As simpatias são muitas. E fazem parte do ritual de quem busca novas vibrações no ano que se aproxima. Depois de um ano de crise econômica e incertezas, 2017 chega com energia renovada. Em meio a centenas de superstições que se renovam a cada geração e variam nas diferentes regiões do país, O DIA preparou uma relação de sete simpatias (confira a lista abaixo).

Oferendas também são comuns nesta época do anoEstadão Conteúdo

A modelo Núbia Olliver vai fazer simpatia para trazer paz. “Eu acredito muito em superstições. Todo ano, eu faço simpatias. Neste ano, vou fazer uma para trazer paz. O mundo precisa de paz. Nós precisamos de paz para manter o foco e alcançar metas. Paz e tranquilidade e um 2017 sem conflitos e cheio de tolerância”, pede.

A também modelo Gil Jung vai fazer simpatia pedindo prosperidade. “Depois desse ano que passou, vale dar uma forcinha pra 2017, né? Mas o que vale é a nossa fé. Fé na vida, fé que vai dar tudo certo. O brasileiro é um povo de fé. Por isso, acreditamos que uma simpatia da virada pode ajudar a gente no caminho desse ano que se inicia”, acredita.

Os pedidos de Núbia Olliver e Gil Jung fazem parte da lista de simpatias elaborada pelos pais de santo Sérgio de Ogum e Gabriel de Xangô. Segundo eles, todas devem ser feitas no dia 1º de janeiro.

“As simpatias feitas no dia 1º servem para abrir novos caminhos no ano que se inicia e são tão poderosas quanto as feitas na virada”, explica o pai Sérgio de Ogum, que faz previsões positivas para 2017. “Será um ano de muita prosperidade, fartura, energias boas, axé, trabalho e descobertas de curas de doenças”, garante.

Para o pai Gabriel de Xangô, o próximo ano será um reflexo das atitudes tomadas neste ano. “Quem plantou coisas boas em 2016 colherá coisas boas no próximo ano”, explica.

Agora, confira as simpatias, prepare os ingredientes e peça um feliz 2017!

Amor, paz, saúde e dinheiro no bolso

1. Para atrair emprego

Uma excelente simpatia, enquanto o país atravessa uma crise que deixou 12 milhões de desempregados. Segundo o pai Gabriel de Xangô, um banho com a erva chamada ‘desata-nó’ é bom para desembaraço financeiro e atrair emprego. Ele recomenda tomar o banho do pescoço para baixo.

2. Para trazer prosperidade

O pai Sérgio de Ogum recomenda tomar banho, do pescoço para baixo, com um líquido formado na fervura de cravo-da-Índia, canela em pó, arroz branco e erva-doce. Após o banho, o que sobrar deve ser deixado em uma árvore que dê frutos.

3. Para emagrecer

O pai Sérgio de Ogum diz que é preciso amarrar um barbante na cintura e repetir, por um mês, pela manhã: “Quero que meu corpo fique igual à
parede”.

4. Para trazer paz

O pai Sérgio de Ogum ensina a pegar sete rodelas de pão, sete moedas do mesmo valor, um copo de vinho e uma folha de louro. Colocar tudo em um prato, que ficará em cima da mesa. Deixar lá durante sete dias. Depois, despache.

5. Para se livrar das dívidas

De acordo com o pai Gabriel de Xangô, um banho com folha de fortuna, dinheiro e louro é bom para se livrar das dívidas. É preciso amassar tudo na água para preparar o banho e jogar o líquido do pescoço para baixo.

6. Para atrair o amor

Segundo o pai Gabriel de Xangô, é preciso ter duas maçãs verdes, uma tigela de louça, duas alianças, açúcar, água de flor de laranjeira e rosas brancas. Pegar as maçãs verdes e colocar na tigela. Depois, espetar as alianças nas maçãs, cobrir com açúcar, regar com água de flor de laranjeira e enfeitar com as rosas brancas. Por fim, oferecer a Oxalá e Iemanjá em uma igreja, pedindo um namoro ou casamento no ano.

7. Para esquentar a relação

O pai Sérgio de Ogum indica pegar pimenta malagueta, açúcar cristalizado e mel. Escrever o nome do par em um papel branco. Colocar o papel em um prato junto com a pimenta malagueta, o açúcar cristalizado e o mel. Por fim, colocar esse prato em uma encruzilhada aberta e acender uma vela para Exu Pimenta, pedindo para esquentar a relação.

Você pode gostar