Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - A Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG) investiga de onde partiu o tiro que matou Carlos Adriano Coutinho, de 18 anos, quando ele saía de casa carregando uma quentinha e foi atingido na cabeça, no Complexo do Caramujo, em Niterói. Ele foi atingido no momento em que a PM realizada uma operação e houve confronto com traficantes da favela. 
Carlos Adriano foi vítima de bala perdida durante tiroteio entre PMs e traficantes no Complexo do CaramujoReprodução Facebook

De acordo com Fábio Barucke, titular da DHNSG, dois policiais militares afirmaram que participaram do confronto com traficantes. “Eles alegam que cada um disparou uma vez com fuzil. Apreendemos as armas dos PMs e vamos encaminhar para confronto balístico”, explicou o delegado, que ressaltou que a vítima não participou do tiroteio e não tinha antecedentes criminais.

O laudo do confronto balístico deve sair em 30 dias. Barucke também não descartou fazer uma reprodução simulada para determinar de onde partiu o tiro que atingiu o adolescente. “Ainda é cedo para dizer se vamos fazer ou não. O caso está sendo apurado e vamos ver a necessidade.”

Homenagem em forma de música
Publicidade
Carlos Adriano, que era DJ, recebeu uma homenagem em forma de música que ganhou as redes sociais. O funk foi produzido por outro DJ, amigo de CL, como Carlos era conhecido. 
"Quanto saudade vai deixar aqui, não entendi porque teve que partir. Será que Deus está precisando de ti. Se não tiver devolve, em forma de alegria e felicidade. Moleque bom, irmão de verdade", diz a letra.
Publicidade
Carlos Adriano chegou a ser levado para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca, mas não resistiu. Após a confirmação da morte, moradores protestaram em frente ao Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) que fica na entrada da comunidade.
A operação começou por volta das 7h, na localidade Mundo Novo. Segundo o comandante do 12º BPM (Niterói), tenente-coronel Márcio de Oliveira Rocha, os policiais foram recebidos a tiros e houve confronto. “Tudo indica que foi uma bala perdida. Instauramos um Inquérito Policial-Militar (IPM) para a apurar a morte, mas a Delegacia de Homicídios é que vai identificar as causas e a autoria da morte”, disse o comandante.
Publicidade
Manifestação fechou RJ-104
Moradores do Complexo do Caramujo colocaram fogo em pneus na pista da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-104), principal via de acesso à região, que teve o tráfego parcialmente interditado das 11h30 às 13h30. Com medo, vários comerciantes fecharam as portas. O Batalhão de Choque da PM foi acionado para reforçar o policiamento.
Publicidade
O tráfico no Complexo do Caramujo é dominado pelo Comando Vermelho (CV). Rodrigo da Silva Rodrigues, o Tineném, quer era apontado como o chefe do pó na comunidade, foi preso em julho de 2016.