- Uniformes de Cabral, Eike e Adriana Ancelmo em Bangu viram fantasias de carnaval
- Flávia Sampaio se declara para Eike Batista: 'Você é meu eterno namorado'
- Coluna Esplanada: Eike tem fundo de investimento em Las Vegas
- Justiça aceita denúncia contra Cabral, Adriana Ancelmo e Eike Batista
- Eike 'comprou apoio' de Sérgio Cabral, diz MPF
- Mulher de Eike entra em Bangu 9 como advogada para visitá-lo
- Denúncias preveem pena máxima de 44 anos para Eike e 50 anos para Cabral
- Cabral usou escritório da mulher para receber e lavar propina de R$ 1 mi de Eike
Ambos tiveram a prisão decretada na Operação Eficiência, deflagrada por ordem do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal no Rio, para investigar um esquema de corrupção e lavagem de US$ 100 milhões envolvendo Cabral, Eike Batista e outros investigados. Atualmente os dois são réus na Justiça Federal no Rio acusados de corrupção e lavagem e entraram com habeas corpus no TRF2 para tentar sair da prisão.
As decisões do colegiado atendem às manifestações da Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) de que não há constrangimento ilegal contra a liberdade dos dois. Para a Procuradoria,a prisão impede a reiteração de crimes econômicos e atos a tentativa dos réus de impedir, embaraçar ou ocultar outros crimes.
Para o Núcleo Criminal de Combate à Corrupção da PRR2, deve continuar fortalecida pelo TRF2 a jurisprudência dos tribunais superiores de que a gravidade da conduta e a periculosidade social do acusado justificam a prisão para "resguardar a ordem pública", também em casos de crimes econômicos.
"Diversas circunstâncias demonstram a gravidade concreta dos fatos criminosos, como o valor dos recursos envolvidos, os sujeitos envolvidos nos crimes, o desperdício de recursos públicos com elevados gastos do Estado para beneficiar empresas privadas, que não proporcionaram vantagens relevantes à sociedade e ainda causaram prejuízos ao meio ambiente, contribuindo para acarretar a falência que o Estado do Rio de Janeiro ora enfrenta", frisou a PRR2 num dos pareceres acolhidos