Por bianca.lobianco

Rio - Apenas uma emenda deve ser incorporada ao projeto, aprovado ontem na Assembleia Legislativa, que autoriza a venda da Cedae. Trata-se de um destaque proposto pelo PDT que determina que todo o dinheiro obtido com o empréstimo seja, obrigatoriamente, usado para pagar a folha de pagamento dos servidores. A medida serviria como um cala-boca a opositores que dizem que o projeto é um cheque em branco para o governador Pezão fazer o que quiser com a grana do empréstimo que será obtido junto ao governo federal. Nele, a Cedae serve como garantia.

Ontem, Pezão discutiu a aprovação da emenda com os deputados Paulo Melo (PMDB), Edson Albertassi (PMDB) e André Corrêa (DEM). No mais, rolo compressor: nenhum dos outros 15 destaques deve prosperar.

Vinte dias
A votação de ontem foi uma demonstração de força do presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), responsável por recompor a base do governo. “Sinalizamos com todas as letras ao governo federal que o Rio quer cumprir os termos do acordo”, disse. Ele espera que o ministro do STF Luiz Fux autorize a contratação do empréstimo em até 20 dias. Resta combinar com o Congresso.

Tô fora
Pouco antes da reunião de líderes, Picciani perguntou ao deputado Luiz Paulo (PSDB), em tom de brincadeira, se o tucano, crítico do pacote de austeridade, gostaria de assumir o governo. Luiz Paulo disse que não.

Espúrio?
Pezão recebeu 60 deputados nas últimas semanas. Alguns deles de partidos que, na mídia, colocam-se como ferrenhos opositores do governo. Talvez isso explique a rápida aprovação do texto.

Votou com o governo
No loteamento de secretarias que serviu para recompor a base, o PT também teve deputado contemplado. André Ceciliano fez indicações para a Secretaria de Cultura.

Ladra e não morde
Irritado com a perda de espaço no governo, Dionísio Lins (PP) bradou que votaria contra a venda da Cedae. Votou a favor.

Quentão x Geladinho
A prefeitura não apresentou ao Ministério Público o cronograma para a instalação de ar-condicionado em todos os ônibus da frota, como determina a Justiça. Audiência está prevista para amanhã na 8ª Vara de Fazenda.

Na véspera do Carnaval
O deputado federal Ezequiel Teixeira (PTN) pedirá ao MP que abra inquérito para investigar concessionárias que descumprem a lei e permitem a venda de bebidas alcoólicas dentro do transporte público. 

Você pode gostar