Por bianca.lobianco

Rio - A Polícia Militar vai distribuir abanadores com dicas de segurança no Carnaval. A partir de sábado, cerca de 3 mil exemplares de ventarolas serão distribuídos nos principais blocos nas ruas do Centro e das zonas Sul e Norte da cidade.

“Sempre é bom reiterar o cuidado com crianças identificando o nome dos responsáveis. Com relação a pertences e como estamos falando de blocos, há muito contato físico, o que facilita pequenos roubos, como os dos carteiristas. Então, distribuir os valores de dinheiro em diferentes bolsos é uma forma de se prevenir”, disse o major Ivan Blaz, porta-voz da Polícia Militar.

Hoje a secretaria de Segurança inicia a chamada Operação Carnaval 2017 no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Aos moldes de grandes eventos, além das forças policiais outros órgãos ficarão reunidos, como os de mobilidade e de turistas.

“Teremos um canal direto com o Ministério das Relações Exteriores. Qualquer ocorrência com turistas, poderemos contactar os consulados rapidamente. Reunindo todas as agências em um espaço, podemos distribuir melhor o efetivo e deixar a presença do estado mais forte nas ruas”, afirmou o subsecretário de Comando e Controle, Rodrigo Alves.

DICAS DE SEGURANÇA

Dicas para evitar furtos e roubos do especialista em segurança, Niv Steiman, e do major Ivan Blaz, porta-voz da PM.

Se levar o celular e for fazer uma selfie durante um desfile de bloco, tome muito cuidado. Certifique-se de que não haja alguém observando sua ação e seja rápido.

Se optar pelo uso do transporte coletivo para ir e voltar não exiba joias, celulares, câmeras digitais ou dinheiro. Seja discreto.

Não saia para desfiles ou blocos com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito se não houver extrema necessidade.

Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos.

Não deixe sua carteira no bolso de trás, pois a mesma pode ser alvo de ladrões durante a aglomeração de pessoas.

Distribuir o dinheiro em diferentes bolsos.

Use bolsos internos ou bolsas por dentro da roupa (doleiras) quando for para blocos mais cheios.

Ao retornar dos desfiles, evite transitar em ruas ou praças mal iluminadas.

Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.

Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um suspeito.

No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Delegacia de Polícia mais próxima da área.

Baixe o aplicativo para celular 190 para auxílios em casos de emergências.


Você pode gostar